Prefeitura homenageia médicos intercambistas por serviços prestados em Macapá

A Prefeitura de Macapá homenageou os médicos intercambistas do programa federal Mais Médicos que vieram para Macapá em 2013 para atuar na rede de atenção básica do município. A capital amapaense recebeu 54 profissionais do programa, que foram distribuídos entre as equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), além dos distritos de Maranata, Abacate da Pedreira, Bailique, Maruanum, Ilha Redonda, Itamatatuba, Curiaú e Tracajatuba.

 

“Quando conheci o programa sabia que eles estavam deixando suas famílias para fazer medicina preventiva onde mais se precisa e aonde ninguém quer ir. Tínhamos 23 equipes de Saúde da Família e, com a vinda deles, passamos para 84. Ouvir o depoimento dos pacientes e ver a surpresa dessas pessoas ao receberem a visita de um médico cubano não tem preço. O Bailique é exemplo desse grande avanço. Antes o arquipélago possuía somente um médico e o programa possibilitou com que cinco passassem a morar na comunidade transformando a realidade das pessoas”, enfatizou o prefeito Clécio Luís.

 

Dos 54 profissionais, 14 retornaram a Cuba no domingo, 6. A secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, ressaltou na cerimônia o quanto a vinda deles foi importante para a ampliação de programas como o Saúde da Família. “Foi um divisor de águas para a saúde preventiva em Macapá, e possibilitou com que ampliássemos o número de equipes de Saúde da Família e ao mesmo tempo conseguimos levar médicos a comunidades que não possuíam esse profissional. Sem dúvida, foram muitos avanços e em nós fica o sentimento de gratidão”.

 

Um dos médicos homenageados, Dr. Ernesto Garcia, agradeceu a solenidade e falou do comprometimento dos profissionais em levar saúde à população de Macapá. “Foram três anos de muita entrega e dedicação. Encontramos aqui outra família e estreitamos laços. É impossível falar de tudo o que foi feito durante esse período. Foram várias visitas, inúmeros atendimentos e hoje eu levo comigo a certeza de que fiz o máximo para melhorar a saúde das pessoas que moram em Macapá”.

 

Gradativamente os médicos do programa estão sendo substituídos. Ainda em setembro o Município recebeu 11 médicos que irão ocupar as vagas que estavam abertas devido à saída de alguns desses profissionais.

 

Mais Médicos

 

É um programa de saúde lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Federal cujo objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. Médicos brasileiros tiveram prioridade em preencher as vagas do programa. As vagas remanescentes foram oferecidas primeiramente a brasileiros formados em universidades no exterior e em seguida a médicos estrangeiros, que trabalham sob uma autorização temporária para praticar medicina, limitada à provisão de atenção básica de saúde e restrita às regiões onde serão direcionados pelo programa.

 

O Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil assinaram um Termo de Cooperação para colaborar na expansão do acesso da população brasileira à atenção básica de saúde.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa