Prefeitura flagra descarte irregular de lixo às margens de canal

Em ronda, na manhã de quarta-feira, 13, a equipe da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) flagrou autônomos descartando lixo e entulhos às margens do canal localizado no bairro Perpétuo Socorro. De acordo com o titular da pasta, Augusto Almeida, a Semur faz trabalho constante de limpeza na área para evitar possíveis alagamentos e proliferação de insetos transmissores de doenças.

“Pedimos o apoio da população para que sejam amigos da cidade, que não permitam que esse tipo de situação ocorra. As pessoas que se utilizam desse serviço sabem que os carrinheiros não dão destino correto ao lixo. O correto é fazer a contratação de empresas especializadas e o destino final desse material no aterro sanitário da capital”, reforça.

 

No local, foi encontrado material como vestimentas, calçados, carcaças de aparelhos eletrônicos, como tvs, ventiladores, fogão, e mobílias, como sofás, cadeiras, carrinhos de bebês, além de pneus, restos de obras e animais peçonhentos, como cobras. Jogar lixo em via pública é considerado infração grave, de acordo com a Lei Orgânica nº 054/2008, do município de Macapá, no Artigo 44, onde prevê multas de até R$ 1.500,00, além de processos nas esferas Penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou Judicial (Ministério Público).

 

Segundo o chefe do Departamento de Fiscalização e Postura, Uriel Bastos, os contratantes foram notificados e autuados no valor de R$ 1 mil. A coleta no bairro Perpétuo Socorro é feita todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 18h. A Semur disponibiliza o número de telefone 99147-1050 para denúncias. O contato também é WhatsApp.

 

Amelline de Queiroz

Assessora de comunicação/Semur