Prefeitura finaliza preparo de 40 áreas para plantio de hortaliças e outras culturas na região do Pacuí

Como forma de incentivar os agricultores, a Prefeitura de Macapá auxilia no preparo da terra onde será feito o plantio de hortaliças, mandioca e outros tipos de produtos que serão comercializados em feiras da cidade. Há cerca de 30 dias, o Município iniciou o preparo de 40 áreas na comunidade de Ponta Grossa, região do distrito do Pacuí, onde agricultores já estão fazendo o plantio.

O produtor rural Max Ramos iniciou o plantio de mudas de pimenta de cheiro e está muito feliz com o apoio da prefeitura. “O maquinário facilita o trabalho da gente. Antes demorava muito para arar a terra e deixar pronta para receber as mudas. Agora é rápido que conseguimos plantar e também colher”. Cada área possui cerca de um hectare.

Segundo o representante dos agricultores da comunidade de Ponta Grossa, Manoel Mendes, esse serviço feito pelo Município representa o reconhecimento do trabalho dos agricultores. “Antes levávamos mais de um mês para preparar a terra, pois tinha que fazer o corte do mato, queimar, limpar a área, arar e depois começar a plantar, tudo isso com ferramentas manuais. Era muito trabalho e, algumas vezes, perdíamos o tempo certo para plantio. Agora não, a máquina entra na área e já deixa pronto em apenas três horas, somos muito agradecidos”.

Ainda de acordo com o agricultor Manoel, com a agilidade para plantio, a colheita também ocorre mais cedo. “Como não levamos muito tempo para fazer o plantio, a colheita também é mais rápida e podemos levar nossos produtos para as feiras, melhorando nossa situação financeira, que antes demorava muito para ter retorno”.

Além da limpeza e preparo da área, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico envia técnicos para acompanhar e orientar os produtores quanto ao melhor desenvolvimento do plantio. De acordo com o titular da pasta, Lucas Abraão, a prefeitura cumpre sua responsabilidade com o setor agrícola. “Esse trabalho é importante, pois funciona como uma reação em cadeia, que começa com o serviço mecanizado de preparo da terra, passa pela logística de transporte do produto final e termina com esses produtos sendo comercializados nas feiras da cidade”.

Além do auxílio com o preparo do solo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Coordenadoria de Agências Distritais (Comad), disponibiliza um caminhão para os agricultores levarem os produtos até as feiras. Com a conclusão dos serviços na região de Ponta Grossa, a máquina será deslocada para o distrito de Santa Luzia do Pacuí.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semdec