Prefeitura estuda impacto econômico na vida dos empreendedores após revitalização de praça

Desde a revitalização da Praça Veiga Cabral, localizada no centro comercial da capital, é visível o crescimento na movimentação do local. Mas como os empreendedores populares da praça e do entorno dela reagiram? Eles tiveram melhorias no rendimento econômico? Houve alguma mudança no atendimento do empreendimento? Para levantar estes e outros dados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) inicia nesta sexta-feira, 20, a partir das 16h, uma visita técnica aos logradouros.

 

“Esse estudo é importante para medirmos o impacto positivo na vida dos empreendedores populares, fruto das intervenções estruturais que a Prefeitura de Macapá vem fazendo. Pode servir como base para as próximas reformas”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão.

 

A Semdec fez em julho de 2016, logo após a revitalização da praça, uma pesquisa qualitativa. Agora, seis meses depois, fará outra para averiguar se houve crescimento e melhorias no rendimento econômico desses trabalhadores. A pesquisa também será feita no sábado, 21, na Praça Floriano Peixoto.

 

Organização do espaço

 

A Semdec também faz o cadastro dos empreendedores populares interessados em trabalhar nos eventos e fins de semana de praças e outros logradouros, com a finalidade de organizá-lo nesses espaços públicos, buscando acompanhá-los no desenvolvimento de suas atividades, incentivá-los a se capacitar e buscar a formalidade, além de proporcionar a geração de emprego e renda, e, em consequência, melhorar a economia local.

 

Cadastro

 

Pode ser feito no Departamento de Desenvolvimento Econômico (DDE), que também faz uma pesquisa socioeconômica, onde verifica o tipo de empreendedor, seus gastos, lucros, sua condição social, entre outras informações que ajudarão a prefeitura a traçar um perfil desses trabalhadores e sobre sua atividade e produto.

 

Pérola Pedrosa/Asscom Semdec