Prefeitura entrega 2,2 mil mudas de açaí para produtores da zona rural de Macapá

Projeto incentiva que pequenos agricultores produzam a palmeira pensando na geração de renda

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Agricultura

Para incentivar a produção do açaí em Macapá, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) inicia 2023 com a doação de mudas para pequenos produtores. Nesta semana, cerca de 2,2 mil mudas de açaí Pai D’égua foram entregues no Assentamento Santo Antônio da Pedreira, zona rural da capital.

A variedade foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e garante ao produtor rural alta produtividade e mais resistência. A Prefeitura entregou 100 mudas da espécie para 22 famílias, totalizando 2,2 mil.

O Assentamento tem como principal atividade agrícola o cultivo de hortifrútis e a mandiocultura, para variar e aumentar a produção dos agricultores da região.

O Secretário de Agricultura do município, Eduardo Fleury, explica que a espécie escolhida para a doação produz frutos menores, o que facilita o processamento.

“O diferencial desta espécie é a resistência e a produção equilibrada durante o ano todo. Além disso, a variedade pode ser plantada em áreas mais secas. A equipe técnica da Semag auxilia os agricultores no cultivo da planta para melhor resultado na colheita”, explicou.

Um dos beneficiados é o produtor rural João Reginaldo, de 51 anos. Entre as atividades agrícolas desenvolvidas por ele está o plantio do açaí. Ele conta que cultiva alguns açaizeiros, e a nova espécie vai aumentar a produção.

“Agora, com essa nova variedade de muda, vou poder produzir muito mais. Esse incentivo é importante para nós e a orientação dada pela Semag foi fundamental pra solucionar os problemas que tenho no plantio”, falou.

A ação dá continuidade ao serviço desenvolvido pela Semag. Só no final de 2022, o total de 9 mil mudas foram doadas às famílias de zonas rurais da capital. Outras ações planejadas pela secretaria serão implementadas no decorrer do ano.