Prefeitura encerra projeto “CrasAmorTEApoia” no Conjunto Macapaba com entrega de certificados

Projeto atendeu 30 famílias do Conjunto Macapaba e alcançou 100 mulheres que participaram de atendimentos, palestras e cursos

Por Alexandra Flexa - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mães do projeto “CrasAmorTEApoia” recebem certificado profissionalizante I Foto: Nágila Rocha/PMM

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor encerrou a 1ª edição do projeto “CrasAmorTEApoia”. Na ocasião, foi realizado a entrega de 47 certificados profissionalizantes para as participantes dos cursos de capacitação.

O secretário municipal de Assistência Social, Nildo Nunes, ressalta que as atividades desenvolvidas no projeto acolheram e deram um novo direcionamento para a vida das pessoas.

“É gratificante ver o resultado que o projeto gerou na vida dessas famílias, profissionais que se deslocaram para levar atendimento e capacitação para quem precisa de forma humanizada e acolhedora”, disse o gestor da pasta.

O projeto “CrasAmorTEApoia” acolhe pais e responsáveis de crianças com autismo, cuja finalidade é prestar apoio e orientação sobre vários aspectos que envolvem o ambiente familiar. O projeto atendeu 30 famílias do Conjunto Macapaba e alcançou 100 mulheres que participaram de atendimentos, palestras e cursos. Ainda durante o encerramento houve a entrega de 30 cestas básicas.

A dona de casa, Ana Célia Santana Miranda, é mãe de duas crianças autistas, ela relata que o aprendizado e a experiência vivida no projeto “CrasAmorTeapoia” foram muito importantes para sua vida familiar.

“Foi muito importante essa ação que veio até nós mães de crianças com autismo, a gente pôde trocar conhecimento, aprender como lidar com nossos filhos, melhorar nosso ambiente familiar e, ainda, se profissionalizar numa área de trabalho. Então, para mim foi maravilhoso, saio daqui com muito aprendizado e gratidão”, declarou Célia.

Durante a realização do projeto que teve durabilidade de dois meses no Conjunto Macapaba, foram realizadas oito oficinas, sendo, quatro oficinas de cursos profissionalizantes voltadas para técnicas de empreendedorismo e as demais de caráter educativo e de atendimento na área de saúde.

Elciane Borges Barbosa, coordenadora de trabalho, emprego e renda da Secretaria Municipal do Trabalho, e Desenvolvimento e Inovação (Semtradi), destaca que os cursos profissionalizantes de trabalho, emprego e renda vem para inserir essas mulheres no mercado de trabalho com habilidades que podem ser ofertadas dentro de casa.

“A ideia é justamente gerar renda para essas mães com inserção no mercado de trabalho através das capacitações em áreas que estão em ascensão como estética e beleza, que podem ser realizadas dentro de casa”, destacou a coordenadora.

A iniciativa realizou atendimentos em saúde, bem-estar, com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, pediatra, clínico geral, vacinação, corte de cabelo, autocuidado e técnicas de empreendedorismo.

Em 2024, o projeto segue para atendimento em um novo bairro de abrangência do equipamento, como explica a coordenadora do Cras Amor, Suellen Farias.

“Encerramos hoje a primeira edição do projeto com muita satisfação pelo resultado positivo na vida de todas as mães que estiveram presentes. Agradecemos a todos os nossos parceiros e as famílias que participaram de cada etapa”, concluiu a coordenadora.

Os cursos profissionalizantes foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

Fotos: Nágila Rocha/PMM