Prefeitura e MPE trabalham na criação de aplicativo que auxiliará mulheres em situação de violência

A Prefeitura de Macapá e o Ministério Público do Estado (MPE) assinaram Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do aplicativo de auxílio às mulheres em situação de violência em todo o estado, na sexta-feira, 24. A nova ferramenta, que está sendo criada e desenvolvida pela equipe de técnicos do MP, será inspirada no aplicativo “Elas” e poderá ser utilizada por qualquer mulher que se encontre em situação de risco de violência.

 

O serviço permitirá que, com apenas um clique, as mulheres enviem um alerta, por meio de mensagem, para cinco pessoas de sua confiança, caso se encontre em risco eminente de violência. O primeiro projeto para a criação do aplicativo foi apresentado e discutido durante encontro, que serviu também para avaliar e definir as funcionalidades da ferramenta.

 

“Hoje, apresentamos para o Município um pequeno modelo do que pensamos para a produção dessa ferramenta, que está sendo planejada e construída em parceria com a prefeitura. O que para nós é uma satisfação imensa e nos deixa muito feliz por sermos um ator importantíssimo desse processo de criação desse aplicativo, que beneficiará muitas mulheres da nossa cidade e de todo o nosso estado”, disse o procurador-geral de Justiça, Márcio Augusto Alves.

 

Para o prefeito de Macapá, Clécio Luís, o aplicativo será um divisor de águas no combate à violência em todo o Amapá. “Essa nova ferramenta é um banco tecnológico sendo colocado à disposição da nossa sociedade pelo combate à violência contra a mulher e pela cultura da paz. É a gente usar uma tecnologia com baixíssimo custo e a favor de uma política pública tão importante, que é a proteção da mulher, o combate à violência doméstica, violência física e psicológica”.

 

O aplicativo ainda está em fase de criação e a previsão é que ainda no início de 2018 seja lançado. “Nós imaginamos e sonhamos essa ferramenta se viralizando pelos celulares das mulheres, e que elas tenham isso como um suporte até mesmo psicológico a seu favor. Que as pessoas saibam que a partir do desenvolvimento desse aplicativo as mulheres terão uma ferramenta tecnológica no seu aparelho celular para pedir socorro nos casos em que sejam vítimas de qualquer tipo de violência”, finalizou o prefeito.

 

Também participaram da assinatura do termo a promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Andrea Guedes de Medeiros, a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Anne Pariz e representante do Departamento de Tecnologia de Informação do MP, Rodinei Silva.

 

Karla Marques

 

Assessora de comunicação/PMM