Prefeitura de Macapá volta a servir refeições no Restaurante Popular somente para retirada

Seguindo um protocolo de controle para garantir os cuidados necessários à prevenção da infecção e propagação do Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Macapá reabriu nesta quinta-feira, 16, o Restaurante Popular Abrahim Ferreira Dias. O estabelecimento funciona agora somente para retirada de refeições, na forma de marmitex.

Na entrada, os beneficiários recebem álcool 70% para higienização das mãos e têm a temperatura medida. São disponibilizados diariamente 200 marmitex. O Restaurante Popular abre de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Por meio do estabelecimento, a Assistência Social de Macapá oferece uma alimentação saudável por um preço acessível de R$ 3,50, por pessoa.

 

A partir de agora, o restaurante passa a funcionar com dinâmica diferente, a fim de evitar aglomeração no local. Respeitando as medidas que limitam a permanência de pessoas em estabelecimentos público e privado, o refeitório do Restaurante Popular permanece fechado e os beneficiários não podem comer no local.

 

Os usuários são orientados por servidores da Prefeitura de Macapá, que os recomendam obedecerem ao distanciamento social, 1,5 metro. Os beneficiários devem estar de máscaras ao entrar no espaço. Em seguida, eles se dirigem ao caixa para pagar o valor da refeição e, posteriormente, pegar o marmitex que já está pronto para retirada.

 

Quem vai ao restaurante alega que esta é uma garantia de comida saudável a preço acessível, como destacou o beneficiário Carlos Aldo da Silva. “É melhor, porque a comida é mais barata para nós de renda baixa”. O cardápio servido oferece proteína, feijão, arroz, macarrão, salada, farofa e é acompanhado de suco e sobremesa.

 

“Essa é uma forma de garantir alimentação saudável e acessível neste momento de crise. É uma ajuda ao trabalhador informal, visto que uma parte dos usuários do Restaurante Popular é desse público, como é o caso dos mototaxistas. Além do preço acessível, a alimentação é balanceada e preparada por nutricionistas”, explica a secretária de Assistência Social, Mônica Dias.

 

O serviço é prestado por empresa terceirizada, contratada após abertura de processo de licitação pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O restaurante é voltado, preferencialmente, a pessoas de baixa renda e o número de refeições entregues obedece ao estabelecido em contrato com a empresa.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Sávio Almeida

Assessor de comunicação/Assistência Social