Especialistas dão dicas aos participantes da Corrida Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, em Macapá

São 5 KM de via ligando a zona norte ao centro; evento marca inauguração da obra de mobilidade da Prefeitura.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Trajeto da via será percorrido por 2,5 mil corredores | Foto: Rogério Lameira/PMM

Neste domingo (25), a Prefeitura de Macapá promoverá a corrida que marca a entrega da Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, que liga a zona norte ao centro da capital. Para os 2,5 mil participantes inscritos, reunimos especialistas que dão dicas de como se preparar para a competição.

O percurso tem 5 quilômetros, iniciando no trecho da esquina da Rua Raimunda Rodrigues Capiberibe, no bairro do Novo Horizonte, e segue até a Avenida Maximiano dos Santos Moura, no Pacoval. A concentração inicia às 5h30 e a largada acontece às 6h15.

Para que o corredor cumpra o trajeto sem grandes problemas, é importante que ele fique atento às questões que vão desde a alimentação até a proteção contra a radiação solar.

Alimentação
O nutricionista especialista em nutrição esportiva, Luiz Paulo Dias, orienta os participantes a se atentarem para alimentação no período que antecede a corrida.

“O jantar deve ser rico em carboidratos e uma das opções para o jantar é macarrão com carne moída ou arroz, batata e peito de frango. Isso vai garantir energia para o dia da prova”, diz.

No dia da corrida, o nutricionista orienta a ingestão de banana, mel, tapioquinha ou até mesmo com um gel de carboidrato que, segundo ele, são carboidratos de digestão lenta e potencializarão a energia armazenada no corpo.

Na corrida
Para a corrida, o educador físico João Paulo Pantoja diz que o participante deve usar roupas leves e confortáveis, de preferência aquelas que são direcionadas a esta prática esportiva.

“Elas são necessárias para fornecer o conforto ao atleta e evitar lesões, além de ajudar a manter uma temperatura corporal mais branda. Paralelo a isso, deve ser observado o tênis que será usado, priorizando o conforto e o impacto na pista”, destaca.

O profissional orienta ainda que o corredor inicie o alongamento 20 minutos antes da corrida. Nesse momento o participante deve priorizar exercícios dinâmicos.

Proteção contra o sol
A dermatologista Larissa Góes diz que o participante deve ficar atento à proteção contra o sol especialmente nas atividades nas quais a exposição à radiação solar é intensa. Ela diz que isso pode ser feito tanto por meio do uso do filtro solar, camisa de manga longa, chapéu e óculos de sol.

De acordo com a profissional, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) diz que a quantidade de filtro a ser aplicado deve obedecer a regra da colher de chá.

“No rosto, cabeça e pescoço deve-se usar a quantidade equivalente a uma colher de chá em cada um deles. A mesma medida deve ser aplicada nos braços e antebraços. Já as partes da frente e atrás do torso, coxas e pernas, devem receber duas colheres de chá cada”, afirma.