Prefeitura de Macapá retira 36 toneladas de pneus inservíveis da capital para transformar em massa asfáltica

Mais de 300 unidades de pneus foram recolhidas em Macapá pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur). O material, que antes servia de criadouro de mosquitos, será transportado para o município de Abadias (MG) e transformado em massa asfáltica. A ação é mais um esforço da Prefeitura de Macapá para uma cidade mais limpa e organizada.

De acordo com o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, a retirada dos pneus inservíveis faz parte de um convênio com a empresa Reciclalip. A proposta é recolher das ruas os que não servem para uso. “Essa é uma responsabilidade ambiental e de saúde pública. Esses pneus demoram anos para se decompor e hospedam vetores como mosquitos, ratos e baratas. Nosso propósito é continuar com essa parceria e retirar esse material que polui também as ruas”, explica.

 

Na ação, foram retiradas 36 toneladas de pneus. Em 2017, saíram de circulação das ruas de Macapá cerca de 250 toneladas. O material, que polui as vias na capital, passa por várias fases de trituração em Minas Gerais. A etapa final é uma massa asfáltica que tem mais resistência e faz o reaproveitamento de pneus. “A gente tem uma dificuldade muito grande de escoar esses pneus. Mesmo debaixo dessa proteção, acumula ratos e mosquitos”, diz Antônio Joaquim Nascimento, 65 anos, dono de uma borracharia.

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Semur