Prefeitura de Macapá registra redução de mais de 38,97% no atendimento em unidades de referência em comparação ao mês de junho, mas alerta que medidas de prevenção devem continuar

Com a descentralização dos atendimentos, a Prefeitura de Macapá registra uma redução no número de atendimentos nas unidades de referência no combate à Covid-19 desde o fim de junho. Se comparado os meses de junho e julho, é possível ver uma redução de 38,97%. Os números mostram que houve redução também no número de receitas atendidas e de óbitos.

Em junho, nas 4 unidades, foram prescritas 27.927 receitas. Enquanto em julho, foram entregues 13.584, uma redução de 51,35%.  Nesse mesmo período, foram entregues à população um total de 139.635 comprimidos de azitromicina e 111.708 de ivermectina em junho. Já em julho, foram dispensadas aos pacientes 67.920 comprimidos de azitromicina e 54.336 de ivermectina. De acordo com os dados de óbitos do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde – SIM, em junho foram registrados 111 óbitos, caindo em julho para 32 óbitos.

“A descentralização desses acolhimentos e a ampliação na rede de assistência a esses pacientes, com a abertura da Unidade de Saúde Covid Santa Inês, o atendimento pela UBS Fluvial, a Carreta da Saúde, que hoje percorre os nossos distritos, e a testagem rápida, ajudaram a reduzir o fluxo de pessoas que procuram as três UBS’s, agilizando assim o atendimento médico desses pacientes e possibilitando o início do tratamento mais rápido para os casos positivos da doença”, explicou a secretária de Saúde de Macapá, Gisela Cezimbra.

Nesta quarta-feira, 12, as 4 unidades de referência registraram 530 atendimentos a pacientes e a entrega de 426 receitas. Macapá registrou, até a quarta, 15.996 casos positivos da doença em Macapá, 10.974 pessoas recuperadas, 11.582 casos descartados e 406 óbitos.

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de evitar doenças infectocontagiosas como a Covid-19 ainda é adotando medidas simples de prevenção, como manter o distanciamento social; o uso de máscara; medidas de higiene, como lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; o uso de álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados; cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação