Prefeitura de Macapá recebe mais de 6 mil denúncias de infrações ao decreto de isolamento social durante quarentena

A Prefeitura de Macapá abriu um canal específico para atender as demandas de denúncias relacionadas ao novo Coronavírus. Durante todo esse período de isolamento social, o serviço atendeu mais de 6 mil chamadas. Destas, 90% são referentes ao descumprimento do decreto que combate à pandemia.

O último levantamento realizado pelo setor de estatística da prefeitura revela queda no número de denúncias relacionadas à exposição de risco à saúde. Durante a semana de Lockdown, de 19 de maio a 3 de junho, foram recebidas mais de mil reclamações. Já na semana seguinte, entre o isolamento social e a retomada gradual das atividades econômicas, o Disk Denúncia recebeu pouco mais de 700 ligações, ou seja, 40% a menos. Os bairros que mais geraram ocorrência foram Central, Buritizal e Santa Rita.

“No período de flexibilização, houve uma redução considerável de denúncias. Acredita-se que parte das pessoas não tem acesso aos decretos, e, portanto, pensam que pode abrir tudo. Com isso, diminuíram as denúncias durante o dia, principalmente pela manhã. Porém, houve um aumento nas denúncias de bebedeiras e festas de fim de semana e durante a noite, bem como as de pessoas em banhos”, informou a coordenadora do Disk Denúncia, Naldima Flexa.

Mesmo com a retomada gradual das atividades econômicas, a Prefeitura de Macapá continua com equipes de fiscalização ostensiva no centro comercial e bairros mais demandados. “A ação se faz necessária para que a flexibilização seja realizada de maneira responsável e segura. Nosso pedido é que as pessoas não saiam de casa, só se for de extrema necessidade, para assim evitar aglomeração pelas ruas do centro”, finalizou a coordenadora.

Atualmente, as denúncias estão sendo recebidas pelos números: 98813-9001 / 98813-9002 / 98813-9003 98813-9004 / 98813-9005. As ligações recebidas são encaminhadas às equipes de fiscalização, que estão distribuídas nos diversos bairros da capital.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Kelly Pantoja

Assessora de comunicação