Prefeitura de Macapá realiza escuta com crianças para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância

Atividade faz parte do Plano de Ação Municipal, elaborado com base nos eixos do Selo Unicef.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Atividade faz parte da agenda para elaboração do políticas públicas para crianças do município | Foto: Renato Costa/PMM

Visando a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), a Prefeitura de Macapá realizou uma atividade lúdica com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Luzia Costa da Silva, localizada no bairro Coração. Durante esta terça-feira (25), os estudantes participaram de palestras e por meio da contação de histórias com fantoches, aprenderam sobre a importância da vacinação para a proteção da vida.

A atividade faz parte do Plano de Ação Municipal, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com base nos eixos sugeridos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que foram abordados durante o 1º Fórum Comunitário do selo Unicef, em junho deste ano.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Mental de Macapá, Luana Nunes, o objetivo foi promover uma escuta ativa dos alunos. A iniciativa é uma das etapas exigidas pelo Selo Unicef, para que o Município receba o reconhecimento pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção e consolidação dos direitos das crianças e adolescentes.

“Quando a gente pensa em construir um Plano Municipal pela Primeira Infância, em elaborar as diretrizes para o futuro, do que é garantido para eles, temos que considerar o direito de ser ouvido. Por isso, é importante irmos ao encontro dessas crianças e escutar elas. Hoje, trabalhamos a parte do lúdico, falamos sobre a história da vacina, o que as elas cuidam e o porquê são importantes”, explica.

Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI)
O PMPI é um plano de Estado, intersetorial, que visa o atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade). O objetivo é articular diferentes setores da administração municipal para estabelecer metas e complementar suas ações para cumprir o dever de garantia dos direitos das crianças.