Em Macapá, 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef debate políticas públicas para crianças e adolescentes

Objetivo é debater os direitos das crianças e adolescentes com a participação intersetorial e sociedade civil

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Fórum Comunitário do Selo Unicef vai debater políticas públicas para crianças e adolescentes | Foto: Arquivo PMM

A Prefeitura de Macapá realiza neste sábado (4), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, que visa o debate entre agentes públicos e a sociedade civil sobre os direitos das crianças e adolescentes, visando reduzir as desigualdades na Amazônia Legal Brasileira. O evento inicia ás 7h30, no auditório Santana do Sebrae/AP.

A gestão macapaense aderiu ao Plano Estratégico do Selo Unicef, edição 2021-2024, em julho do ano passado e o fórum é um compromisso de governo para estimular avanços reais e elaborar o Plano de Ação Municipal. A marca contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Macapá e secretária municipal de Saúde (Semsa), Erica Aymoré, o fórum proporcionará aos participantes avaliar as políticas públicas já existentes e construir juntos novas estratégias.

“Durante o evento, os grupos vão discutir propostas a partir do diagnóstico da situação das crianças e adolescentes em Macapá e contribuir para a elaboração de um plano, com base nos eixos sugeridos pela Unicef. Vamos apresentar o que já estamos fazendo nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação e o que vamos fazer nos próximos anos enquanto políticas públicas para infância e para adolescência na cidade”, afirma a gestora.

Pelo Município, participarão as secretarias de Educação (Semed), Saúde (Semsa), de Assistência Social (Semas) e de Direitos Humanos (SemDH), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.