Prefeitura de Macapá realiza desfile cívico com 200 alunos da região do Pacuí

Oito escolas municipais participaram do evento neste sábado (10).

Por Eduardo Belfort* - Secretaria Municipal de Educação

Cada pelotão do desfile representou importantes temas sociais | Foto: Eduardo Belfort/PMM

Neste sábado (10), aconteceu o desfile cívico das escolas municipais rurais de Macapá, com mais de 200 estudantes, divididos entre oito instituições da região do Pacuí e convidados. Com o tema “Educação em Ação: novos tempos e novos desafios”, o evento abordou mensagens sobre a importância de causas sociais.

O dia foi marcado por muita animação. Os estudantes saíram da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Erídio Rocha da Conceição e percorreram o trajeto até a entrada de uma das comunidades locais. Em seguida, foram recitados os valores morais, históricos e o tema de cada pelotão.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, o principal objetivo do dia foi celebrar os avanços na área na capital, bem como ressaltar a importância do patriotismo e da educação para a sociedade como um todo.

“Hoje, temos a oportunidade de reunir mais uma vez as nossas crianças e assim poder celebrar a educação. É um momento para comemorar todos os avanços realizados na rede municipal, desde que retornamos às aulas presenciais”, afirma o secretário.

Esta é a 58° edição do desfile cívico das escolas do campo, que não aconteceu nos anos de 2020 e 2021 em decorrência do período crítico da pandemia de Covid-19. Para a diretora da Emef Erídio Rocha da Conceição, Carlene Morais, é fundamental a união entre o ensino e a comunidade.

“É muito importante para nós, enquanto escola, resgatar essa cultura que vem de muitos anos. É uma satisfação muito grande poder fazer isso em prol de todas as crianças”, comenta.

Para o estudante do 5° ano da Emef Aurino Ramos Cordeiro, Luíz Antônio Costa, toda a dedicação e preparo para o desfile valeram a pena.

“A nossa escola estava trabalhando muito nisso. A gente conseguiu com esforço e ajuda de todos, principalmente dos meus amigos”, diz o educando.

Desfile Cívico
Ainda neste sábado, a partir das 16h, acontecerá o desfile cívico das escolas municipais da zona sul de Macapá. O evento retorna às ruas da capital mobilizando mais de 900 estudantes. Serão 18 pelotões, incluindo o da Guarda Municipal.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.