Prefeitura de Macapá realizará desfiles cívicos com a participação de 1,6 mil estudantes

Eventos vão acontecer nos dias 10 e 13 de setembro.

Por Eduardo Belfort* - Secretaria Municipal de Educação

Desfiles cívicos das escolas municipais retornam após dois anos | Foto: Leandro Lennon/PMM

Nos dias 10 e 13 de setembro, os desfiles cívicos das escolas municipais de Macapá retornarão às ruas da capital. Os eventos que comemoram o Bicentenário da Independência do Brasil, mobilizarão cerca de 1,6 mil estudantes, divididos entre as escolas das zonas norte e sul. O tema desse ano é “Educação em Ação: novos tempos e novos desafios” e contará com mensagens de conscientização sobre diversos temas sociais.

Ao todo, mais de 80 instituições de ensino urbanas e rurais, incluindo creches e escolas, participarão dos cortejos, que serão compostos por 18 pelotões, incluindo o da Guarda Civil Municipal de Macapá. O objetivo é celebrar os avanços educacionais do Município, bem como ressaltar a importância do patriotismo.

Esta é a primeira vez em dois anos que ocorre o evento, que foi suspenso em 2020 e 2021 devido a fase grave da pandemia da Covid-19. Para Simone Freitas, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), este é um momento de perseverança essencial.

“Nós vamos reunir as escolas, os pais e os alunos depois de várias adversidades. Precisamos mostrar o que foi feito durante a pandemia e as coisas boas que estão por vir nesses novos tempos”, comenta a coordenadora.

O primeiro desfile será com os alunos das unidades da zona sul e acontecerá neste sábado (10), às 16h, com percurso na Avenida FAB. Já a segunda parada será com estudantes da zona norte, às 16h da terça-feira (13), na Rodovia do Curiaú, no trecho em frente à Travessa Equatorial.

Confira como será o esquema dos desfiles:

Zona sul:
Data: sábado, 10 de setembro
Horário: 16h
Local: concentração na Av. Procópio Rola, entre as ruas Eliezer Levy e Odilardo Silva, e o desfile na Av. FAB

Zona norte:
Data: sábado, 13 de setembro
Horário: 16h
Local: concentração em frente à Travessa Equatorial, com desfile na Rodovia do Curiaú

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.