Prefeitura de Macapá promove evento em homenagem aos trabalhadores da cadeia produtiva do açaí

Evento acontece nesta terça-feira (17), em homenagem ao Dia Municipal do Batedor de Açaí.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Programação do Dia Municipal do Batedor de Açaí | Foto: Rogério Lameira/PMM

A orla da capital amanheceu mais festiva nesta terça-feira (17), com a programação da Prefeitura de Macapá para celebrar o Dia Municipal do Batedor de Açaí. O evento tem como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor. As homenagens iniciaram às 5h, horário em que os produtores começam a movimentação para comercializar o fruto na Rampa do Açaí.

FOTOS: Dia Municipal do Batedor de Açaí em Macapá é celebrado nesta sexta-feira (17)

Até às 11h, os trabalhadores aproveitaram shows dos artistas Zé Miguel, apresentação de fanfarra e DJs, feira de biojoias, distribuição de mudas do fruto e orientações sobre licença sanitária. Além disso, também está sendo ofertada a degustação de vinho e café de açaí.

Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a produção de açaí tem grande potencial econômico para a formalização de emprego e renda a partir das cerca de 5 mil batedeiras em atividade atualmente. Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Macapá é o maior produtor de açaí do estado, com 757 toneladas ou 24,7% do total amapaense produzido em 2020.

“É uma cadeia produtiva que tem tudo para ser locomotiva de desenvolvimento da cidade de Macapá e do estado do Amapá. Com os desdobramentos, temos o vinho, o café de açaí, as biojoias e o tijolo que também pode ser feito. São muitas possibilidades para a nossa economia”, destaca Dr. Furlan.

O Município também tem incentivado a atividade econômica através do projeto “Mais Açaí Macapá”, que distribui mudas aos extrativistas e realiza o acompanhamento técnico da produção local.

“Já temos ações para fomentar esse setor tão importante, que produz a base da nossa alimentação. Estamos avançando no mapeamento e fomento da safra, para que haja mais variedade do fruto, mais renda para os trabalhadores e preço mais acessível para a população”, explicou o secretário municipal de Agricultura (Semag), Raimundo Costa.

O evento é organizado pelas secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), Agricultura (Semag) e Saúde (Semsa), além da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e dos institutos municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e de Turismo (MacapaTur).

A programação ainda contou com o apoio da vereadora Janete Capiberibe, autora da Lei de nº 2.476, de 13 de julho de 2021, que regulamenta a data comemorativa. O setor também foi reconhecido através da Lei nº 2. 466, de 2 de julho de 2021, de autoria do Poder Executivo Municipal e que instituiu a batedeira de açaí como essencial para a economia e alimentação.

“Nossa parceria com o Município já havia beneficiado os trabalhadores com as tendas de proteção instaladas aqui na Rampa e agora estamos aqui comemorando mais essa conquista, celebrando o Dia Municipal do Batedor de Açaí”, comenta.