Prefeitura de Macapá promove ação social a mulheres LBT

A Prefeitura de Macapá promoveu na sexta-feira, 24, na Unidade Básica de Saúde Rubim Aronovitch, ação social voltada ao atendimento a lésbicas, travestis, bissexuais e transexuais. No “Dia Especial de Atendimento a Mulheres LBT”, foram disponibilizados serviços ginecológicos, clínicos, psicológicos, testagem rápida e PCCU, garantindo o direito à saúde de forma equitativa. Aconteceu também a exposição e comercialização de produtos confeccionados por artesãs locais na Feira de Artesanato.

 

“A gente sabe que a saúde da mulher em geral é um direito universal. Este momento aqui é para chamar as companheiras lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais para fazer esse acolhimento, que, muitas vezes, não têm informação, não têm acesso ou o funcionário não está preparado para atender esse público. Tivemos todo um trabalho em conjunto com os funcionários da unidade, de como chamar pelo nome social, de como tratar. Antes de sermos lésbicas, somos mulheres e precisamos de todos os cuidados que elas necessitam”, disse a presidente da Articulação de Lésbicas e Bissexuais do Amapá, Rejane Susarte.

 

“Considero importante, inclusive parabenizei os profissionais da saúde do município, porque estão se preocupando realmente com a gente. Eles estão tendo a sensibilidade de nos atender, está tendo a necessidade e estamos sendo atendidas. Agradeço a coordenação e todas as pessoas envolvidas nesse evento, por nos darem essa visibilidade”, enfatizou a funcionária pública Ivana Costa.

 

A ação está inserida na programação dedicada ao Mês da Mulher, coordenada pela prefeitura, e teve a finalidade de fortalecer as políticas públicas, formular e implementar programas e atividades dirigidas, além de reconhecer a cidadania, reavivar a importância do respeito à diversidade na sociedade assegurando direitos, independente da identidade sexual no contexto social. As secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e do Trabalho e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres organizaram as atividades.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/CMPPM