Prefeitura de Macapá organiza empreendedores populares da praça da rodovia do Curiaú

Empreendedores populares que atuam na praça localizada no início da rodovia do Curiaú, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abraão e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 29. O encontro foi para tratar do ordenamento da praça e cadastro para emissão do Termo de Autorização, para execução da atividade econômica no local.

 

Cerca de 30 empreendedores populares trabalham na praça. O senhor Antônio Rodrigues, 56 anos, trabalha no local há 12 anos. Pai de seis filhos, o vendedor de pipoca e churros relatou estar satisfeito com a organização do local. “Agora está ótimo, porque essa medida é a melhor coisa que tem numa praça. Antes aparecia muita gente para vender e não tinha espaço para todos, mas parece que agora mudará. Só quem realmente trabalha na praça será cadastrado e poderá fazer sua venda, com tranquilidade”.

 

O trabalho de ordenamento teve início há duas semanas, com uma ação de notificação. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estiveram no local e iniciaram o processo de ordenamento e cadastro dos trabalhadores, além do início da pintura dos espaços que serão utilizados. Orientações sobre o cumprimento da Lei Municipal Complementar 027/04 foram passadas. Os empreendedores terão que se adequar de acordo com as normas estabelecidas, como, por exemplo, não vender bebidas alcoólicas em logradouros públicos e fazer a correta utilização de calçadas, respeitando o passeio público.

 

Há 2 anos, Marlene Ribeiro vende lanche na praça. Segundo ela, os empreendedores já buscavam essa regularização. “Alguém olhou para a gente com um pouco mais de carinho, para um povo que está precisando, que está clamando por uma autorização, para uma legalização dentro da praça. Graças a Deus, esse processo começou a engatinhar. Com esse apoio da prefeitura, melhorará nosso atendimento e, consequentemente, o setor econômico”.

 

O cadastro será uma das etapas para a emissão do Termo de Autorização para o exercício da atividade econômica. O empreendedor deverá apresentar documentos pessoais, cadastro junto à Semduh e não atuar em mais de um logradouro público.

 

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semdec