Prefeitura de Macapá monitora 223 casos suspeitos de Coronavírus

O Município de Macapá passa a monitorar 223 casos suspeitos de Coronavírus na capital. A atualização ocorreu durante a noite desta sexta-feira, 27 de março, quando um lote de 35 resultados foi liberado pelo Instituto Evandro Chagas. Dos resultados, 34 apontaram negativo para Covid-19 e um positivo. Aumentando assim o número de casos descartados e diminuindo os casos suspeitos.

Desde 13 de março, foram notificados 342 casos. Deste total, 117 foram descartados e três confirmados. Todos os casos estão sendo monitorados pela prefeitura. Das 98 novas amostras entregues na manhã desta sexta, 82 foram atendidas e colhidas na Unidade Básica de Saúde Lélio Silva e 16 na UBS Marcelo Candia. Os casos positivos de Covid-19 em Macapá foram divulgados pelo Governo do Estado do Amapá.

 

O primeiro é de uma mulher de 36 anos, com histórico de viagem e contato com caso suspeito, que procurou atendimento no Lélio Silva dia 17 de março. Ela apresenta sintomas brandos e está recebendo acompanhamento da equipe de saúde. O segundo caso atestado positivo é do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, desembargador João Guilherme Lages. Ele já estava sendo monitorado pelo Município, mas fez o exame em um laboratório particular credenciado pelo Ministério da Saúde. E o terceiro é de uma mulher de 31 anos, que também se encontra em isolamento domiciliar e clinicamente estável. 

 

A prefeitura realiza a coleta de amostras biológicas dos pacientes para a realização do exame, que diagnostica a doença. A coleta é feita nas unidades Lélio Silva e Marcelo Candia e, posteriormente, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que tem a responsabilidade de fazer o envio das amostras para o laboratório de referência da Região Norte, que é o instituto Evandro Chagas, no Pará. 

 

Dez dicas básicas: 

 

1 – Lave as mãos com água e sabão antes de entrar em casa; 

 

2 – Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos; 

 

3 – Tire os calçados e higienize; 

 

4 – Se precisar trazer as roupas para dentro, coloque-as em um cesto para lavar separado; 

 

5 – Não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos; 

 

6 – Se possível, tome banho assim que chegar; 

 

7 – Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool 70%; 

 

8 – Mochilas e bolsas de uso diário também devem ser higienizados; 

 

9 – Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água); 

 

10 – Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Saúde