Carreta da Mulher inicia atendimentos no Jardim Felicidade 2

Unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e está estacionada ao lado da UBS Marcelo Cândia.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Unidade oferta serviços de saúde para o público feminino | Foto: Arquivo/Semsa

A partir da quinta-feira (16), a Unidade Móvel Saúde da Mulher inicia os atendimentos aos moradores do Jardim Felicidade 2. A Carreta da Mulher, como é conhecida, está instalada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Cândia, na zona norte. Anteriormente ela estava no conjunto Macapaba e os atendimentos foram suspensos no local em função da inauguração da UBS do habitacional.

O veículo é mais um dispositivo de prevenção da saúde da mulher e atende, de forma itinerante, bairros e distritos de Macapá, disponibilizando consultas ginecológicas, exames de PCCU, testes rápidos, ultrassonografias das mamas e transvaginal, encaminhamentos para mamografia, exame para detecção de clamídia e consulta de Planejamento Familiar.

“O período que a carreta passou no Conjunto Macapaba foi positivo e tivemos a adesão significativa da população do local. Agora estamos no Jardim Felicidade 2 para oferecer à população feminina do bairro uma série de serviços médicos”, diz a coordenadora da Unidade Móvel, Francisca Oliveira.

A carreta funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e está instalada na Rua Vereador Júlio Maria Pereira, no Jardim Felicidade 2, ao lado da UBS Marcelo Cândia. Para os atendimentos é necessário a apresentação do Cartão do SUS, RG e CPF.

Carreta está instalada ao lado da UBS Marcelo Cândia | Foto: Arquivo/Semsa

Atendimentos no Macapaba
Durante o período que a unidade móvel ficou no residencial Macapaba foram feitos 1.185 atendimentos e desse total a maioria buscou por serviços ginecológicos. Foram 348 consultas com o ginecologista, 302 Ultrassonografias transvaginal e de mama, 223 testes rápidos, 221 PCCUs e 190 consultas com o clínico geral.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde