A Prefeitura de Macapá iniciou na quinta-feira (16), a campanha Peixe Tucuju Gostoso e Saudável, que vai até a terça-feira (21) e acontece nas feiras municipais. O objetivo da campanha é assegurar a qualidade do pescado comercializado na capital, em virtude da queda na procura devido ao temor pela Síndrome de Haff, também conhecida como doença da urina preta. A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e a Vigilância Sanitária do Município entraram em ação para fiscalizar os mercados e tranquilizar os munícipes, garantindo que o produto vendido esteja próprio para consumo.
Além das vistorias e visitas técnicas, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e seu secretariado participam de um almoço com empreendedores e populares com pratos à base de peixe. Na quinta-feira, a ação aconteceu na Feira Maluca e, na sexta, no Shopping Popular.
“Nosso peixe é sadio, é um peixe de criatório, de viveiro. É um peixe que até a água dele é temperatura ambiente, nem muito alta nem muito baixa”, afirmou Edno Galvão, feirante.
“Essa campanha vem para conscientizar e tranquilizar o povo macapaense de que o nosso peixe é saudável e gostoso, pois surgiram rumores da Doença de Haff em cidades do Amazonas e do Pará. Para passar essa tranquilidade, durante a campanha, a equipe Prefeitura de Macapá vai almoçar peixe com empreendedores e populares. Estamos fazendo isso por causa da queda de cerca de 80% do movimento nas feiras”, declarou o secretário Rafael Gato, da Semtradi.