Prefeitura de Macapá intensifica ações de limpeza em toda cidade e reforça o combate ao novo Coronavírus

Com o objetivo de conter a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19) na capital, a Prefeitura de Macapá tem feito frentes de limpeza em vários espaços públicos, além de outras medidas essenciais, seguindo as recomendações de órgãos de saúde. No último sábado,18, uma força-tarefa foi iniciada no canal do Beirol, com a execução de serviços de roçagem mecanizada, capina manual, remoção de lixeiras viciadas e retirada de lixo e vegetação do leito das áreas de entorno do canal, localizado na Avenida Timbiras.

Mais de 140 toneladas de resíduos, entre mato, entulho e materiais, como pedaços de madeira, sacos plásticos e garrafas PET, foram retiradas do canal. Os trabalhos de limpeza na rede de drenagem urbana são feitos durante todo o ano, mas estão sendo intensificados nesse período de quarentena.

 

As equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana estão diariamente nas ruas fazendo a varrição, capina e desobstrução dos canais. As frentes de trabalho são divididas em grupos, que desenvolvem trabalhos de forma simultânea nos quatro cantos da capital.

 

“Fazemos periodicamente os serviços nos canais. Mas a população precisa colaborar, não despejando lixo no local. Nesse momento de pandemia, a conscientização tem que partir dos moradores, inclusive, denunciando aqueles que fazem o descarte de resíduos no canal”, disse o secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Carlos Alberto Oliveira.

 

Cerca de 40% do canal está limpo. A conclusão tem previsão para o dia 5 de maio. A força-tarefa também será estendida para outros bairros de Macapá. “Manter a cidade e outros espaços limpos é uma medida importante contra o Coronavírus. As estratégias que temos tomado são para reduzir o risco de contaminação, principalmente de quem continua circulando pela cidade por causa do trabalho que é considerado essencial. Aos outros, a orientação é para que permaneçam em casa neste momento”, destaca o secretário Carlos.

 

A secretaria disponibiliza o Disk Denúncia (99970-1078) e pede para a população que denuncie, via WhatsApp, com fotos e vídeos. Denúncias sobre despejo irregular de água servida, lixeira viciada, entulho em ruas, canais e avenidas, podagem e eliminação de forma errada de árvores, atraso nos serviços de coleta domiciliar e despejo de esgoto também podem ser encaminhadas, mas devem constar horário do acontecimento e endereço para que a apuração ocorra da melhor maneira. A identidade do denunciante é preservada.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

 

Assessora de comunicação