Prefeitura de Macapá inicia campanha no Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher

Programação na capital segue até dia 10 de dezembro e é coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH)

Mais de 100 pessoas foram atendidas na abertura oficial da Campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH). Mulheres tiveram acesso a serviços prestados pela Prefeitura de Macapá e parceiros nas áreas de saúde, estética e bem-estar. A Escola Municipal Antônio Barbosa, no bairro Santa Inês, sediou o primeiro dia de ação nesta sexta-feira, 25.

A programação tem à frente a Coordenadoria de Políticas Publicas para as Mulheres (CPPM). Além das equipes da secretaria, participaram da abertura representantes da Promotoria de Justiça para as Mulheres do Ministério Público do Estado (MP-AP), da Assembleia Legislativa (AL), da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado do Amapá (SEPM). dentre outras instituições.

A gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, explicou que neste primeiro momento foram atendidas as mulheres cadastradas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e moradoras do bairro Santa Inês. Ao todo, 120 pessoas estiveram presentes.

“Escolhemos este local devido aos relatos de que mulheres foram violentadas por diversas vezes. Por isso a peculiaridade desta localidade nos chamou atenção, para que junto a outros órgãos possamos oferecer atendimentos às vítimas e trabalharmos a valorização do respeito, do empoderamento e do enfrentamento da violência contra a mulher”, explicou Socorro Marques.

A promotora de Justiça Andréia Guedes destacou a importância deste evento para a população feminina.

“Hoje eu tive a grata satisfação de aprender muitas coisas aqui. Participar ativamente de eventos como este nos faz crescer a uma abertura ao diálogo, para o melhor acompanhamento em prol do fortalecimento dessa população feminina”, destacou a promotora.

A dona de casa Flávia Talyta, 36 anos, moradora do bairro Santa Inês, soube da programação pelas redes sociais da Prefeitura de Macapá. Ela conta que serviços buscou: “Eu fiz massoterapia, cortei meu cabelo, fiz exames e os testes rápidos. Foi bom porque o atendimento é de qualidade, além de poder encontrar vários serviços num só lugar”.

Flávia Talyta foi uma das participantes da programação I Foto: Mônica Nascos/PMM

O próximo atendimento às mulheres ocorre na terça-feira, 29, das 8h às 11h, no auditório do Comando da Guarda Municipal, bairro São Lázaro, zona norte da cidade.

No dia 6 de dezembro acontece a grande Caminhada Laço Branco. O secretário da SMDH, Raimundo Azevedo, destacou a importância de convidar a sociedade para a caminhada pela paz, especialmente, o público masculino. “Para sensibilizar o homem e fazer com que ele possa estar mais perto, para juntos lutarmos pelos direitos humanos”, frisou o secretário.

A Campanha dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. (Veja a programação completa aqui)