Macapá adere à campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher e a programação inicia nesta sexta-feira (25), no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A Escola Municipal Antônio Barbosa, no bairro Santa Inês, sediará a primeira atividade voltada à população, com atendimentos psicológicos, terapêuticos, autocuidado e outros serviços.
A realização é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de Macapá, tendo à frente a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. A campanha nacional pelo fim da violência contra as mulheres é estimulada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e internacionalmente.
De acordo com a gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, a intenção é conscientizar a população feminina, mulheres e meninas, sobre o conhecimento de seus direitos.
“Vamos priorizar a valorização das mulheres, o respeito e a importância de um tratamento humano e justo, para que as mulheres entendam que podem contar com a nossa gestão na luta pelos seus direitos”, destacou a gestora.
A ação vai envolver escolas municipais, órgãos de segurança pública, comunidades quilombolas e sociedade civil. Tendo a cor laranja predominante durante a campanha, o evento conta com o apoio de instituições como a promotoria da Mulher do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), o Tribunal Regional Eleitoral (TER-AP) e o Hospital do Amor.
Entre as atividades, a Campanha Laço Branco, que vai ocorrer no dia 06 de dezembro, visa chamar à atenção do público masculino com a caminhada pela paz. O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, fala da importância de sensibilizar os homens quanto ao combate da violência contra a mulher.
“Estamos convidando a sociedade civil organizada com o intuito de caminhar pela nossa cidade e orientar a população sobre machismo e as diversas formas de violência de gênero. Por isso precisamos promover o Direito à proteção da mulher, à liberdade e à democracia”, concluiu o secretário.
Os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Acompanhe a programação em Macapá:
Dia 25 de novembro (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Escola Municipal Antônio Barbosa, rua Novo Horizonte, nº 153, bairro Santa Inês – Em frente à Praça do Skate.
Atividades: ações terapêuticas, atendimento psicológico, autocuidado, atendimentos de saúde e entretenimento.
Dia 29 de novembro (terça-feira)
Horário: 8h às 11h
Local: Auditório do Comando da Guarda Municipal, na Rua Adílson José Pinto Pereira, São Lázaro
Atividades: roda de conversa, debate sobre sensibilização da temática em questão, distribuição de brindes às mulheres.
Dia 30 de novembro (quarta-feira)
Horário: 8h às 14h
Local: Quilombo do Ambé
Atividades: roda de conversa, atividade pedagógica com cinema e atividade lúdica – ações com o Instituto Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial (Improir).
Dia 01 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 8h às 11h
Local: Auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), na Av. Mendonça Júnior, 1502, Centro
Atividades: capacitação para servidores municipais com diretores de UBSs, Nasf, ESF, Cras, Creas.
Dia 06 de dezembro (terça-feira)
Horário: 16h, com saída às 16h30
Atividade: Caminhada Laço Branco
Concentração: Praça do Barão do Rio Branco
Percurso: saída da Rua Cândido Mendes com chegada no Mercado Central
Dia 10 de dezembro (sábado)
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Floriano Peixoto
Atividades: manhã de cidadania, apresentações culturais, leituras infantis e outras ações sobre o Dia Internacional do Direitos Humanos