Prefeitura de Macapá envolve mais de 250 alunos em projeto de educação ambiental

O prefeito Clécio Luís participou na sexta-feira, 5, da apresentação do projeto de educação ambiental Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica. O lançamento aconteceu na Escola Wilson Malcher e envolveu mais de 250 alunos da rede municipal. Participaram da solenidade o vereador Rinaldo Martins, o secretário de Educação, Moisés Rivaldo e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Haroldo Rabelo.

 

Para o secretário Moisés Rivaldo, essa iniciativa fortalece ainda mais o combate à dengue e outras doenças. “Acredito que são programas como esse que fazem os alunos ter consciência sobre o mosquito. Iremos formar uma geração futura muito melhor, porque eles [estudantes] serão incentivadores e multiplicadores dessas ideias. Com esse incentivo de recolher latas e não deixar água parada, acredito que conseguiremos que esse mosquito não cause tantas mortes”.

 

O projeto será desenvolvido em 80 escolas da rede municipal de ensino e envolverá diretores, coordenadores pedagógicos, professores, demais funcionários e, principalmente, alunos da educação infantil, ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pequena aluna Manuela Ferreira, disse que já aprendeu como evitar o mosquito da dengue e que ensinou seus pais. Ela foi a protagonista durante a cerimônia, onde, juntamente com seus colegas, fez o juramento como Defensor Ambiental Mirim.

 

Os estudantes são denominados Defensores Ambientais Mirins e atuam em suas escolas e comunidade encaminhando ações educativas dentro e fora do contexto escolar, com atividades desenvolvidas em classe, em etapas diversificadas e orientadas pelos professores. O projeto foi de grande relevância para o Município de Macapá na aprovação e permanência do Selo Unicef Município Aprovado, que tem por objetivo reconhecer ações que visam a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

 

Clécio lembrou que vários projetos foram apresentados, mas esse foi o que mais chamou a atenção para ganhar o troféu Selo Unicef. “Além de trabalhar a questão ambiental, as crianças levam para dentro de casa o que aprendem em sala de aula, que é como combater a dengue, a zica. Na realidade, o nome do projeto já diz, ele transforma Macapá numa cidade mais bonita, sem dengue e sem zica. Por isso, quero agradecer a cada professor, coordenador, a todos da Secretaria de Educação pelo envolvimento”.

 

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semam) e Manutenção Urbanística (Semur); da Defesa Civil Municipal; do Sesc Amapá e de outros órgãos e segmentos sociais que somam esforços para que os educandos possam ser coparticipantes na mobilização social.

 

Adryany Magalhães

Assessora de comunicação/PMM