Prefeitura de Macapá empossa novos conselheiros municipais dos Direitos da Pessoa Idosa

O mandato que será para o triênio 2021/2024, conta com doze representantes da sociedade civil e órgãos municipais.

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (23) a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos(Semdh) e da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (CGPDI), empossou os novos conselheiros, representantes da sociedade civil e governamental do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdpi). A cerimonia ocorreu no prédio da prefeitura.

Ao todo foram eleitos doze conselheiros, titulares e suplentes, sendo seis representantes da sociedade civil e seis representantes de órgãos municipais, que estarão à frente do conselho no triênio 2021/2024.

A enfermeira de gerontologia e representante de Sindicatos, Federações, Fóruns e/ou Associação de Aposentados Goreth Espídola frisou a importância do momento.

“Hoje é um dia de grande relevância, é uma conquista e uma vitória da cidadania da pessoa idosa. Então é uma enorme satisfação está aqui participando e nós, enquanto conselheiros, ratificamos que pegamos na mão de todos os demais e também da gestão para otimizar, para ser elo e fomentar a política nacional de saúde da pessoa idosa no município de Macapá com maestria”, comemora Goreth.

O Conselho visa promover políticas públicas para a população idosa e realizou a eleição de seus novos conselheiros no dia 23 de novembro e aguardava apenas a cerimônia de posse. Ruan Linconl, coordenador do CGPDI, ressalta a relevância do feito.

“Os conselhos como órgãos de controle social são instituições importantíssimas para a nossa sociedade, dentro desse contexto, o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas Idosas é um órgão extremamente necessário no que tange a promoção de políticas públicas para pessoas idosas de Macapá, indicado ao poder executivo possíveis falhas que precisam ser corrigidas, assim como trazer para entendimento do executivo as principais necessidades e angústias de nossa comunidade idosa. Desta forma hoje os novos conselheiros empossados assumem um compromisso de serem promotores de sensibilidade, cuidado e respeito com os direitos das pessoas idosas em Macapá”.

Haverá ainda a escolha do presidente do Conselho, mas a data para este feito ainda está sem previsão.