Prefeitura de Macapá e Tribunal de Justiça do Amapá definem cronograma de atividades do Programa Moradia Legal

Foto: Asscom Tjap

A Prefeitura de Macapá e o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) retomam as conversas sobre o Programa Moradia Legal e definem o cronograma de atividades para este segundo semestre. O secretário municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, Luiz Otávio Campos reuniu com o presidente do Tjap, desembargador João Guilherme Lages, nesta quarta-feira, 15. O encontro foi para alinhar informações e apresentação do cronograma de atuação para os meses de julho, agosto, setembro e outubro.

De acordo com Luiz Otávio, vários serviços de acompanhamento e avaliação do programa foram feitos no distrito de São Joaquim do Pacuí. “Estamos cumprindo mais uma etapa do Moradia Legal e viemos apresentar o que está sendo feito lá no distrito, iniciando pelo levantamento topográfico. Também estamos fazendo o início do cadastramento social das famílias beneficiadas, assim como a elaboração dos projetos de regularização fundiária, os projetos ambientais e já trabalhando o registro cartorial com a entrega desses títulos, que há a previsão de beneficiar 300 famílias daquela região”, disse.

O presidente do Tjap ressaltou a relevância do trabalho do Município, o qual já está sendo feito na região do Pacuí. “É importante registrar o trabalho que a Prefeitura de Macapá está fazendo. Na semana passada, a equipe da Secretaria de Habitação e Ordenamento Urbano esteve naquela região e identificou algo que nós, ao concebermos o projeto, não tínhamos identificado. A prefeitura, ao identificar isso, ela vai avançar, além daquilo que inicialmente propusemos. Nós pensávamos apenas na distribuição de títulos de propriedade para pessoas de baixa renda, mas o Município verificou, por exemplo, que pode avançar na questão da urbanização, de tapar buracos das vias, pavimentação, drenagem, ou seja, levar melhorias para São Joaquim do Pacuí”, destacou.

O Programa Moradia Legal do Amapá foi lançado pelo poder Judiciário Estadual em dezembro do ano passado, com a finalidade de simplificar a legalização de áreas urbanas, por meio da regularização fundiária de caráter social, em uma cooperação com as prefeituras, Associação dos Notários e Registradores do Amapá e Cartórios de Registros de Imóveis. O programa foi inspirado no Moradia Legal do Tribunal de Justiça de Alagoas, que já beneficiou cerca de 40 mil famílias.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cliver Campos

Assessor de comunicação

Contatos: 98126 0880 / 99175 8550