Prefeitura de Macapá e Sesc assinam convênio para realização de mamografias

A Prefeitura de Macapá e o Serviço Social do Comércio (Sesc) assinaram neste sábado, 10, um convênio para a realização de mamografias na Carreta Saúde Mulher, do Sesc/AP. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encaminhará as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para a realização de rastreamento do câncer de mama.

 

O procedimento é uma estratégia que traz muitos benefícios que impactam na redução da mortalidade. Em Macapá, mais de 23 mil mulheres estão na idade para a realização de exames de mamografia, mas, como o Município não possui mamógrafo próprio, as mamografias bilaterais de rastreamento são feitas pelo Governo do Estado.

 

Atualmente, os números de exames feitos têm sofrido redução. Em 2016, somente 3,71% da população preconizada fez o procedimento. O exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, que, segundo o Ministério da Saúde, é o mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano.

 

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o prefeito Clécio Luís parabenizou a iniciativa que beneficiará milhares de mulheres em todo o estado. “Há um cenário de redução real nos números de exames de mamografias que deveriam ser feitos. No primeiro semestre deste ano, das 23 mil mulheres, somente 116 conseguiram ter acesso ao exame. Um equipamento como esse, e principalmente o seu funcionamento, faz com que essas mulheres possam voltar a acreditar que é possível ter uma boa saúde pública. Hoje, minha vinda é para chancelar a iniciativa da Fecomércio e tenho certeza que essa carreta salvará muitas vidas, seja pelo diagnóstico precoce ou pelo rastreamento”.

 

O presidente da Federação do Comércio no Estado do Amapá, Eliezir Viterbino, ressaltou a importância da parceria para atender essa demanda reprimida. “Este é um momento muito feliz, pois é um projeto que significa muito para o sistema Fecomércio, para a prefeitura, mas, principalmente, para as pessoas que realmente precisam fazer o exame. A melhor atitude que o gestor público pode ter é se abrir ao diálogo, e vejo isso na gestão do prefeito Clécio. Por isso, momentos como este estão sendo possíveis e, com isso, toda a população ganha”.

 

A partir do dia 16 de junho, a Semsa passa a encaminhar as requisições de solicitação dos exames das mulheres atendidas nas UBS’s, para que o Sesc possa agendar e fazer os exames por meio do Hospital de Câncer de Barretos. A Secretaria de Saúde também disponibilizará a análise do exame citopatológico do colo do útero (PCCU), um profissional técnico em enfermagem e uma recepcionista para atender.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa