Prefeitura de Macapá e Fecaromina promoverão festividade em homenagem à Iemanjá, a rainha do mar

O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e a Federação dos Cultos Afro-religiosos de Umbanda e Mina Nagô (Fecarumina) preparam para o dia 2 de fevereiro o V Festival de Iemanjá, a rainha do mar. A finalidade da festa é fortalecer a prática de rituais de candomblé, umbanda e tambor de mina, levar ao público informação e conhecimento sobre a entidade homenageada e valorizar a população e cultura negra no estado.

O evento acontecerá no balneário da Fazendinha e contará com várias atrações afro-religiosas, grupos religiosos das Casas de Matrizes Africanas de Macapá e municípios convidados, grupos tradicionais de capoeira, entrega de oferendas ritualísticas à Iemanjá e a Feira Afroempreendedora.

 

A festividade em homenagem à Iemanjá, padroeira dos pescadores, tem origem no ano de 1923, quando um vilarejo baiano estava sofrendo com a escassez de peixes. Os pescadores locais resolveram oferecer presentes para a rainha do mar e, segundo relatos, os peixes surgiram em abundância após as oferendas. Desde então, presentes à padroeira, que é simbolizada pelo Orixá Iemanjá, a grande mãe, são comuns pedindo fartura e mar tranquilo para a pesca.

 

Programação

 

Tema: Mãe Iemanjá Rainha do Mar

 

Dia 1º de fevereiro de 2020 – sábado

15:30h – Carreata em homenagem à Iemanjá, cortejo saída da frente do Trapiche Eliezer Levir até o balneário da Fazendinha, com queima de fogos e toques de tambor.

 

Dia 2 de fevereiro de 2020 – domingo

Local: balneário da Fazendinha

15h às 18h – apresentações culturais: Grupo Cultural Afro-religioso, Marabaixo, capoeira; Feira Afroempreendedora de artesanatos e alimentos;

18h – Rufa dos Tambores e Ritual de saudação para Exu;

18:30h – Pronunciamento das autoridades religiosas e gestores públicos e corte do bolo;

19h – Toques de Candomblé;

20h- Toques de Tambor de Mina, Umbanda e banho de cheiro;

21h – Ritual de entrega das oferendas e banho de cheiro no rio, de acordo com a maré;

22h- Toques de Tambor de Mina, Umbanda e banho de cheiro;

23h à 1h – Apresentações culturais: Grupo Cultural Afro-religioso; samba.

01h30 – Encerramento.

 

Serviço

Data: 02/02 (domingo)

Hora: 15h

Local: balneário da Fazendinha

 

Bruno Monteiro

Assessor de comunicação/PMM

Fotos: Arquivo