Prefeitura de Macapá e agricultores avaliam atividades do projeto Mecanização Agrícola

A equipe técnica agrícola e administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) esteve na comunidade de São Joaquim, no distrito do Pacuí, reunida com os agricultores. No encontro, foram abordados os projetos voltados ao setor primário.

 

São Joaquim do Pacuí foi atendido no ano passado com o projeto Mecanização Agrícola da Prefeitura de Macapá, que preparou 46 áreas para o plantio e beneficiou 41 famílias da localidade. Este ano, o trabalho continua e atenderá as famílias que ainda não foram beneficiadas.

 

De acordo com a nova diretora do Departamento de Desenvolvimento do Setor Agropecuário da Semdec, Luana Andrade, o serviço será iniciado em maio, pois o equipamento está em manutenção. “Estamos visitando os distritos e localidades que fazem parte do projeto para avaliar as necessidades e dar orientação técnica aos agricultores”.

 

O encontro contou com a presença do titular da Semdec, Lucas Abrahão, e da vice-prefeita de Macapá, Telma Nery, que conversaram com os produtores e apresentaram os projetos para este ano envolvendo o setor agrícola, entre eles o cadastramento ambiental rural, capacitação, transporte da produção rural para as feiras e a retomada da Central de Abastecimento, que havia se tornado Subprefeitura. “Queremos fazer um diagnóstico do primeiro setor para buscar as tecnologias e viabilizar cursos e estratégias para melhorar o trabalho dessas famílias rurais, responsáveis pela produção local”, ressaltou o secretário Lucas Abrahão.

 

Em 2016, o projeto Mecanização Agrícola atendeu comunidades que são as maiores produtoras agrícolas do município, como Curiaú, com 6 hectares de área preparada e 7 famílias beneficiadas; Vila das Acácias, no distrito do Coração, com 41 hectares e 41 famílias atendidas; Casa Grande, foram 11 famílias e 10 hectares; Tracajatuba, com 29 hectares, favorecendo 26 famílias; e no distrito do Maruanum, com 80 hectares para plantio, com 70 famílias beneficiadas.

 

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semdec