Prefeitura de Macapá dá início à remoção de lixeiras viciadas ao longo da Avenida 13 de Setembro, no bairro Cuba de Asfalto

A Prefeitura de Macapá removeu na manhã desta terça-feira, 10, várias lixeiras viciadas localizadas na Avenida 13 de Setembro, no bairro Cuba de Asfalto. Em algumas áreas, o entulho vinha sendo usado para bloquear a rua e adjacências durante as manifestações da população devido ao apagão.

Materiais, como pneus, móveis, eletroeletrônicos, restos de materiais de construção, foram retirados pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana. Nos últimos 15 dias, a área foi limpa pelo menos 3 vezes. A Zeladoria realiza ações mensais de prevenção e combate aos pontos de lixeiras viciadas, na fiscalização intensa e na orientação aos moradores de como proceder ao visualizar o descarte de lixo irregular.

“Hoje, nós estamos na Avenida 13 de Setembro pela quarta vez. Sempre orientamos os moradores a não fazer o descarte incorreto do lixo e quais as consequências desse tipo de ato. Mas aqui nós temos muita incidência. A população precisa colaborar”, disse o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

O secretário reforça ainda que a população pode enviar imagens e vídeos para o Disk Denúncia (99147-1050) para ajudar as equipes do Departamento de Fiscalização na identificação dos responsáveis pelo descarte incorreto do lixo nas ruas da cidade.

No município, descartar lixo em via pública é proibido de acordo com Lei Complementar nº 054/2008 e pode gerar multa que varia de R$ 500,00 a R$ 2 mil. Conforme a gravidade, o infrator poderá ser conduzido à delegacia para responder por crime ambiental.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação