Prefeitura de Macapá capacitará famílias atendidas pelo projeto Anjos da Guarda

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), em parceria com a Guarda Municipal de Macapá, desenvolverá cursos de Educação Financeira e Empreendedora para famílias atendidas pelo projeto Anjos da Guarda, em maio deste ano. A iniciativa atende crianças e adolescentes de 11 a 15 anos que se encontram em vulnerabilidade social.

 

Muitos pais ou responsáveis dessas crianças se encontram desempregados, outros trabalham na informalidade, fazendo bico, ou vivem com o benefício do Bolsa Família. “Esta instabilidade financeira acaba prejudicando o desempenho das crianças e jovens nas atividades escolares. Buscamos ampliar o projeto para inserirmos a família num processo de capacitação para o melhor uso de suas finanças, ou fazer com que montem seu próprio negócio com qualidade”, explicou o titular da Semdec, Lucas Abrahão.

 

O Anjos da Guarda iniciou em 2009 e surgiu das rondas que eram feitas pela Guarda Municipal, onde era comum ocorrência que envolvia adolescentes. “Essa foi uma forma de ocupá-los. Mais de 400 pessoas já fizeram parte do projeto. O objetivo é incentivar a cidadania e promover o conhecimento dos direitos e deveres com a sociedade, que busca contribuir para a formação do jovem quanto ao seu futuro como cidadão”, disse o coordenador do projeto, inspetor Marcos Couto.

 

Segundo ele, os cursos de Educação Financeira e Empreendedora serão uma ajuda para esses responsáveis. “Fizemos um levantamento e constatamos que 90% moram em área de risco social. Envolve-los no projeto também colabora com o desempenho das crianças e adolescentes que participam do projeto”.

 

Pérola Pedrosa/Asscom Semdec