Prefeitura de Macapá capacita empreendedores da nova “Feira da 13” sobre descarte correto do lixo no espaço que será inaugurado

Com o pensamento voltado para o melhor atendimento de clientes para melhorar a qualificação dos trabalhadores, a Prefeitura de Macapá promoveu palestras nesta quarta-feira, 12, tendo como público-alvo os empreendedores da nova “Feira da 13”, que será inaugurada em breve no bairro Buritizal. Como temática, foram abordados o descarte correto do lixo, as formas de tratamentos dos resíduos, além das maneiras de higiene nos locais.

Os permissionários que irão ocupar os 56 boxes do local ouviram atentos as informações repassadas pelos palestrantes. A intenção é deixar os espaços e ambientes de comercialização dos produtos mais agradáveis e propícios a atrair os consumidores. Construída com recursos do próprio Tesouro municipal, a nova feira foi erguida em um terreno doado pelo Governo do Estado, a pedido do senador, Davi Alcolumbre. O local conta com moderno sistema de energia solar feito com painéis fotovoltaicos. 

Diva Oliveira, que trabalha com a venda de pescado, gostou da nova estrutura. “Acho que ficou um local muito mais agradável. Essas palestras ajudam tanto a nós, trabalhadores, quanto os clientes. A nova feira nos tirará do meio da rua e teremos um ambiente mais seguro e confortável. Sem dúvida, essas informações irão nos ajudar bastante”, disse.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, a palestra é fundamental para que os empreendedores se atentem para o chamado “novo normal”, em virtude da pandemia da Covid-19. Ainda entre as prioridades está o de melhorar a qualificação dos trabalhadores. “Esse é o primeiro ciclo de palestras com os empreendedores que irão ocupar os boxes da nova ‘Feira da 13’, que precisarão se adequar ao ‘novo normal’. Aqui estão sendo repassadas maneiras corretas do descarte do lixo, organização e informações sobre a higiene dos espaços, além do atendimento correto do cliente”, disse Lidiane Pelaes, gestora da pasta.

A nova “Feira da 13” passa pelos últimos ajustes e adequações para a inauguração. Com ambiente muito mais organizado, o compromisso dos empreendedores será também de trabalhar a responsabilidade ambiental. Adrian Castelo, diretor de Gestão e Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, explicou que os feirantes terão papel fundamental no processo de melhoria da educação ambiental. “As palestras que estamos realizando enfatiza, principalmente, a importância dos empreendedores no processo de acondicionamento do lixo”.

“A separação dos chamados resíduos secos e úmidos, os produtos inorgânicos irão deixar os ambientes muito mais limpos, e, consequentemente, mais higiênicos. Isso irá atrair os clientes, além de gerar até mesmo uma outra renda para os feirantes, que podem vender esses resíduos. Neste sentido, com a estrutura de saneamento do local, teremos um espaço agradável, atrativo para os consumidores e com responsabilidade ambiental dos empreendedores”, finalizou Adrian.

Nova “Feira da 13”

A feira conta com 56 boxes adaptados com balcão, pia e sistema de energia solar feito com painéis fotovoltaicos. A nova estrutura oferece melhor condições de trabalho para os feirantes e atenderá os clientes com mais comodidade.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação