Prefeitura de Macapá apresenta Plano Municipal de Obras à bancada federal

Na segunda-feira, 21, a Prefeitura de Macapá apresentou a membros da bancada federal do estado o Plano Municipal de Obras. Organizado e estruturado em cinco eixos temáticos – educação, saúde, assistência social, infraestrutura civil e infraestrutura viária -, o plano contempla as necessidades atuais da população e as prioridades identificadas pela gestão. Além disso, objetiva subsidiar, de forma organizada, toda a concepção, fundamentação, planejamento, financiamento, operacionalização, meios de acompanhamento e avaliação das obras de interesse da prefeitura.

 

As prioridades foram tomadas por meio de vários instrumentos, como a realização do Congresso do Povo, visitas aos distritos e solicitações oriundas da Câmara de Vereadores e da bancada federal. O encontro apresentou aos parlamentares e seus representantes as obras que foram elencadas como prioritárias: pavimentação da malha viária, construção de passarelas, reforma e construção de escolas, sinalização do trânsito e a construção de um centro administrativo municipal.

 

“Viemos aqui para dialogar os compromissos dos parlamentares com as nossas necessidades e priorizar aquilo que é de fácil execução. Por isso, resolvemos apresentar nossas prioridades e mostrar a destinação dos recursos que já foram aplicados. Depois deste encontro iremos a Brasília para conversar diretamente com cada parlamentar para tentar fechar esse rol de emendas para o ano de 2017”, explicou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

 

O plano apresenta 17 obras em execução e mais nove que serão lançadas até o fim deste ano. Na Educação está a construção de quadras esportivas das escolas Cacilda e Caetano Tomaz. No setor da Saúde a finalização do Hospital Metropolitano, construção de duas UBS’s de porte IV, construção de três UBS’s de porte II e reforma de 12 Unidades Básicas de Saúde. Na Assistência Social está a construção do Conselho Tutelar da zona norte. Na área de Infraestrutura Civil a revitalização de passarelas das áreas de ressaca, reforma do Parque Zoobotânico, construção do Centro de Comercialização do Maruanum, reforma da Praça Floriano Peixoto e a revitalização do Mercado Central. E na Infraestrutura Viária estão serviços nas vias dos bairros Muca, Morada das Palmeiras, Açaí e Conjunto Embrapa, além da sinalização de vias nas proximidades de 14 escolas municipais.

 

O presidente da bancada federal, senador Davi Alcolumbre, apresentou os cumprimentos ao prefeito Clécio Luís em nome dos senadores João Capiberibe e Randolfe Rodrigues pela execução de obras que possuem emenda da bancada e que já estão em execução, e ressaltou que em conjunto com os demais parlamentares definirá o maior número possível de repasse de recursos para as obras prioritárias dos prefeitos eleitos e reeleitos. “Estaremos à disposição não só do prefeito de Macapá, mas de todos os que apresentarem projetos prontos e aprovados. Este encontro é uma forma de fortalecer a relação com a bancada para viabilizar ao município os recursos que irão melhorar a cidade dentro das suas prioridades”.

 

Além das obras prioritárias, foram destacadas a execução de empreendimentos estruturantes, como a continuação dos trabalhos do canal do Beirol e a recuperação dos canais do Jandiá e Mendonça Júnior. Representando a deputada federal Marcivânia Flexa, o assessor Dorivaldo Malafaia anunciou o remanejamento do valor de R$ 1,2 milhão do projeto Calha Norte, que será destinado para as obras de infraestrutura em Macapá. “Queremos dizer que, mesmo com a crise econômica, que está se alinhando, temos a esperança de que o segundo mandato do prefeito Clécio será melhor que o primeiro por conta das grandes possibilidades de construções de obras. Isso significa geração de emprego e renda, e um processo de avanço para a estrutura de Macapá”.

 

Também estiveram presentes no encontro o deputado federal André Abdon; representantes do senador João Capiberibe e da deputada federal Janete Capiberibe; o deputado estadual Paulo Lemos, representando a Assembleia Legislativa do Amapá; Edinho Duarte, na representação da deputada federal Josy Araújo; os secretários municipais de Governo, Jorge Pires; de Saúde, Silvana Vedovelli; e subsecretário de Saúde, Eldren Lage; de Finanças, Jesus Vidal; de Obras, Emílio Escobar; de Planejamento e Educação, Paulo Mendes e Desenvolvimento Urbano, Eudo Costa.

 

Márcia Fonseca/Asscom PMM