Prefeitura cadastra artesãos interessados em trabalhar em logradouros públicos

Artesanato é arte e cultura, mas também é um empreendedorismo. Assim pensa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), que está trazendo para sua responsabilidade a categoria de empreendedores. O órgão iniciou o cadastro dos artesãos que participam de feiras na cidade em espaços públicos.

 

Durante essa semana, a titular da Semdec, Naldima Flexa, esteve reunida com grupos de artesãos para sistematizar um ordenamento dos empreendedores na utilização dos espaços públicos da cidade e distritos. “Queremos incluir os demais trabalhadores para que possam ter um espaço. Estamos cadastrando todos os grupos ou artesãos que trabalham com manualidade”.

 

O grupo Solidário da Manualidade, que possui 50 artesãos e trabalha com diversos tipos de materiais, de recicláveis a bordados, esteve na Semdec para mostrar seus produtos e conversar com a secretária. “Acreditamos que essa feira nos ajudará na exposição e comercialização de nossas obras, como também proporcionará aos moradores da cidade um artesanato diferenciado, com toque de carinho na confecção de cada peça. Termos a prefeitura nos apoiando com esses espaços tem tudo para ser sucesso”, destacou a artesã Raimunda Coutinho.

 

As equipes técnicas da Semdec e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) estarão se reunindo para definir como será feita essas feiras, que acontecerão uma vez por mês em um logradouro da cidade e também nos distritos. Em 2017 será feito um cronograma para a Feira Empreendedora Itinerante.

 

Pérola Pedrosa/Asscom Semdec