Prefeitura busca o fortalecimento das micro e pequenas empresas na capital

O prefeito Clécio Luís participou na noite de terça-feira, 6, da certificação dos alunos que participaram dos cursos do Programa de Fortalecimento da Representação das Microempresas e Empreendedores Individuais (Promei). A cerimônia, que ocorreu no auditório do Sebrae, contou com a presença do presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva.

 

O programa busca promover o crescimento das microempresas e empreendedores individuais por meio de um modelo de apoio mais efetivo e presente nas localidades em que estes atuam (periferias de grandes centros urbanos, municípios médios e feiras livres), com foco na organização associativa, qualificação de lideranças e na formação de redes sustentáveis de apoio e desenvolvimento local.

 

Tarcísio destacou que 15 estados já aderiram ao Promei e que o mesmo é desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional. “Esse programa visa buscar o fortalecimento desse projeto. Ele verifica quais as reais necessidades de cada empresa, seja ela financeira ou de capacitação, além de fazer pesquisas sobre o setor em nível de município”.

 

Alguns dos alunos diplomados são empreendedores populares do Mercado Central (e entorno) e do Feirão Popular, que fizeram as oficinas de Gestão Financeira, Qualidade no Atendimento, Planejamento de Empresa e sobre Práticas de Negociação. “Esse curso nos ajudará no dia a dia do nosso trabalho, pois, muitas vezes, não conseguimos lidar com algumas situações”, disse Maria Rosário, empreendedora do Feirão Popular.

 

Clécio lembrou que quando teve o primeiro contato com o programa ficou muito empolgado, pois estimula atividade empreendedora no município de Macapá.  “Em meio à crise, temos que estar preparados para entender esse momento novo e trabalhar para criarmos massa crítica empreendedora. Para eu, como filho de empreendedor e como prefeito de Macapá, foi uma honra fazer essa parceria. Quando nos foi apresentada a proposta, ‘compramos’ de imediato. Queremos continuar participando desse projeto ousado, que visa o futuro, mas que tem resultados imediatos”.

 

O evento encerrou com a palestra “Ultrapassando Limites”, ministrada pelo empresário Jaime Nunes. Participaram da cerimônia Raimundo Batista, presidente da Federação de Entidades de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Amapá (Femicro/AP); a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Naldma Flexa; o presidente da CDL, Marcos Pereira; entre outras pessoas ligadas ao empreendedorismo.

 

Adryany Magalhães/Asscom PMM