Prefeitura atua na eliminação de lixeiras viciadas, plano de inverno e instala novos ecopontos para vidros em Macapá

Vias do bairro Marabaixo também receberam serviços de limpeza, como roçagem, capina e retirada de resíduos sólidos. Novos ecopontos ficam localizados na Orla da cidade

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Lixeira viciada foi eliminada no bairro Marabaixo, demanda surgiu através do Disque denúncia da Zeladoria Urbana | Foto: Arthur Alves/PMM

A Prefeitura de Macapá continua com o trabalho de limpeza e manutenção em diversos pontos da cidade, com foco na eliminação de lixeiras viciadas, limpeza de vias e canais, e instalação de ecopontos para recolhimento de vidro. Nesta segunda-feira (15), as ações foram realizadas nos bairros Marabaixo, Santa Rita, Centro e na orla da cidade.

No bairro Marabaixo, uma lixeira viciada que se formou na Rua 5 foi eliminada. O local recebeu serviços de roçagem, capina, varrição e retirada de resíduos sólidos. A ação beneficiou os moradores da região, que sofriam com o mau cheiro e a proliferação de insetos e roedores. Vias do bairro também receberam serviços de limpeza.

O aposentado José Nogueira, de 81 anos, mora no bairro há mais de 4 anos e agradeceu a iniciativa da prefeitura. “Essa lixeira era um problema antigo, que ninguém resolvia. Agora ficou bem melhor, mais limpo e mais bonito. Espero que as pessoas tenham consciência e não joguem mais lixo aqui”, disse.

No bairro Santa Rita, o canal que corta a Av. Silas Salgado recebeu os serviços do Plano de inverno 2024, que consiste na desobstrução de áreas de escoamento para evitar alagamentos no período chuvoso. A equipe da Zeladoria Urbana usou uma retroescavadeira e uma caçamba para a retirada de resíduos e entulhos do canal, que comprometiam a vazão da água.

No Centro, a limpeza foi realizada nos arredores do canal da Mendonça Júnior, que também faz parte do Plano de Inverno. O local recebeu varrição, capina, roçagem e pintura de meio-fio, além da retirada de resíduos sólidos.

Na orla da cidade, a novidade foi a instalação de mais três ecopontos para recolhimento de vidro. Os eco pontos são geladeiras reutilizadas e adaptadas para receber garrafas, copos e outros objetos de vidro, que serão destinados à reciclagem. Medida visa incentivar a coleta seletiva e a preservação ambiental.

Dois dos ecopontos foram instalados na Orla do Santa Inês, ambos na Rua Beira Rio, porém um na esquina com a Av. Eulálio Modesto e o outro na esquina com a Av. Pastor Vicente Rego. O terceiro foi instalado na praça Marlindo Serrano, na Orla do Araxá.

Garçom Erlan Santos, trabalha em um bar e restaurante na orla, elogiou a instalação dos ecopontos. “Acho uma ótima ideia, porque ajuda a manter a orla limpa e ainda contribui para o meio ambiente. Nós usamos muitas garrafas de vidro aqui e agora temos um lugar adequado para descartá-las”, afirmou.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, ressaltou que a prefeitura está empenhada em manter a cidade limpa e organizada, e pediu a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo.

“Estamos trabalhando em todas as regiões da cidade, com várias frentes de serviço, para atender as demandas da população. Mas precisamos também da ajuda dos moradores, para não jogarem lixo nas ruas, nos canais, nas lixeiras viciadas ou na orla. Temos que cuidar da nossa cidade”, enfatizou.

Disque Denúncia:

A Prefeitura já eliminou 35 lixeiras viciadas desde a reativação do disque denúncia em dezembro de 2023. As demandas foram recebidas pelo canal de atendimento via WhatsApp e ligação.

Para acionar o disque denúncia em caso de descarte irregular e lixeiras viciadas, basta entrar em contato pelo número (96) 99132-5389 e informar a situação e o endereço exato. Pelo aplicativo WhatsApp, o denunciante ainda pode enviar fotos e a localização.

Confira mais fotos: