Prefeitura de Macapá cria disque denúncia para combater o descarte irregular de lixo e lixeiras viciadas

Canal de atendimento foi criado para receber denúncias de locais onde as pessoas depositam lixo de forma inadequada e recorrente

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O disque denúncia da Prefeitura foi criado para combater lixeiras viciadas em Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM

A Prefeitura de Macapá lançou um disque denúncia para combater o descarte irregular de lixo e lixeiras viciadas na cidade. O serviço funciona pelo número (96) 99132-5389, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 18h. O objetivo é eliminar esses focos de sujeira e doença e conscientizar a população sobre a importância de descartar o lixo de forma correta.

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana é a responsável por administrar o canal de atendimento e encaminhar as ocorrências para as equipes de limpeza.

Os munícipes que presenciarem ou souberem de algum local onde há descarte irregular de lixo podem ligar ou enviar uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o disque denúncia.

É importante informar a situação e o endereço exato do local. Se possível, também devem enviar fotos e a localização pelo aplicativo. A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produz cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, dos quais 40% são descartados de forma inadequada.

O descarte irregular de lixo é um problema grave que afeta a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

O disque denúncia foi criado para mudar esta realidade em Macapá. Para isso, a colaboração de todos é fundamental. Munícipe, denuncie pelo número: (96) 99132-5389.