Prefeitura apresentará Unidade Básica de Saúde Fluvial nesta sexta, 17

 

O prefeito Clécio Luís, juntamente com os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e o deputado federal André Abdon, apresentará para a imprensa, bancada federal e população em geral a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), nesta sexta-feira, 17, às 12h, na rampa do Santa Inês. Ela servirá para ampliar o acesso da população ribeirinha a procedimentos como consultas médicas e atendimentos em saúde bucal. A embarcação, que já fez uma viagem teste, possui espaço com consultórios, farmácia, laboratório e banheiros. Ela foi adquirida por meio de programa do Ministério da Saúde, que fez o repasse de R$ 1.879.450,00, e de contrapartida do Município, de R$ 75.578.

Para o repasse do recurso e o seu efetivo funcionamento, a prefeitura contou com a articulação da bancada federal do Amapá. Os senadores Davi e Randolfe, e o deputado federal André Abdon destinaram emendas para a aquisição de materiais permanentes e uma embarcação de apoio. Após a cerimônia, a UBS Fluvial segue para o distrito do Bailique, onde fará atendimentos nas comunidades de Vila Progresso, Maranata, Arraiol do Bailique e Livramento, Boa Esperança e Itamatatuba. 

 

A unidade comporta mobiliário e equipamentos para procedimentos como exames laboratoriais, curativos e suturas, com capacidade instalada para 100 atendimentos diários. Ela funcionará 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha. Nos outros dias, a embarcação pode ficar ancorada em solo, na sede do município, para que as equipes de saúde possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais.

 

Serviço

Data: 17/05 (sexta-feira)

Hora: 12h

Local: rampa do Santa Inês

Sugestão de entrevista: Clécio Luís, prefeito de Macapá; Randolfe Rodrigues, senador da República; Davi Alcolumbre, presidente do Senado; André Abdon, deputado federal; Silvana Vedovelli, secretária de Saúde; Rosana Ballestero, referência técnica do Ministério da Saúde

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa