Prefeito de Macapá e ministro da Cultura discutem projetos do Governo Federal

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, reuniu-se na tarde de segunda-feira, 2, com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para discutir sobre os projetos do Governo Federal na cidade. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da prefeitura, contou com a participação do senador Davi Alcolumbre e do secretariado municipal.

 

Na reunião, articulada pelo senador Davi, o ministro falou sobre a necessidade de aumentar a participação e o incentivo ao desenvolvimento de projetos culturais nas cidades e as oportunidades por meio das linhas de fomento disponibilizadas pelo Ministério. “Precisamos aumentar o número de projetos e melhorar a consistência deles para que sejam mais atraentes aos patrocinadores. E fazer campanha de mobilização das empresas, para que elas se utilizem desse mecanismo. Muitos projetos são inscritos, mas esbarram na aprovação para a captação dos recursos, o que acaba paralisando o andamento”.

 

O prefeito Clécio destacou que em Macapá, mesmo com pouco recurso, o incentivo à cultura vem sendo trabalhado constantemente pelo Município, por meio de atividades culturais e a participação cada vez maior de produtores e artistas culturais nessas programações. “Nos últimos cinco anos, mesmo com pouco recurso, canalizando recursos do Tesouro e o que conseguimos por meio de emendas federais, estamos conseguindo obter algum sucesso na nossa política de incentivo à cultura no Município. Por meio dessa política de interface, de agregação, e desse intercâmbio de cultura com outras cidades, conseguimos alcançar vários segmentos e incentivar a participação cada vez maior desses artistas locais”.

 

Durante a reunião, foram apresentados ao ministro dois projetos que estão sendo trabalhados pelo Município e que já estão inscritos juntos ao Ministério da Cultura, como a construção de uma Nova Unidade do CEU das Artes em Macapá e a Casa das Louceiras do Maruanum.  “Estudaremos direitinho o projeto e tentaremos, junto ao ministério ou por meio de emendas, conseguir os incentivos para a sua realização”, ressaltou o senador Davi.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM