Prefeito de Macapá dá posse aos novos servidores da educação; confira a agenda de lotação

O certame foi prorrogado em janeiro e já foram convocados 476 candidatos em três chamadas. Nesta quarta-feira (22) foram empossados 105 professores, 7 pedagogos e 6 psicólogos.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Júnior Dantas

Durante a cerimônia de posse e nomeação dos novos servidores da educação municipal a emoção tomou conta dos participantes por conta da conquista da tão sonhada vaga no serviço público. O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, presidiu a solenidade que inseriu na rede municipal de ensino mais 105 professores, sete pedagogos e seis psicólogos. O evento aconteceu nesta quarta-feira (22), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O rito marcou a terceira convocação realizada pela atual gestão em menos de quatro meses, somando ao todo 476 candidatos habilitados chamados. A primeira chamada ocorreu em 28 de abril, a segunda no dia 16 de julho e a terceira no dia 20 de agosto.

“Todo o esforço e planejamento que fizemos nos possibilitou realizar mais esta chamada. Estamos cumprindo o compromisso que fizemos com os habilitados e também com os estudantes que merecem uma educação de qualidade, com investimentos em estrutura, alimentação escolar e em material humano”, afirmou o prefeito.

Os novos professores e pedagogos irão atuar nas escolas das áreas urbana e rural de Macapá, conforme disposto no edital de convocação. Já os psicólogos se juntarão aos demais profissionais que já atuam dentro da rede, para o atendimento de servidores e estudantes, na promoção da saúde mental e também no diagnóstico precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA), déficit de atenção, dentre outras ações do Programa Saúde do Educando e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Participaram da solenidade, o vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes, e os secretários municipais de Educação, Edielson Silva, e Gestão, João Alvarenga. A vice-presidente da executiva municipal do Sindicato Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), Iara Marques, e o vereador Bruno Santos (PSDB) também estiveram presentes.

Foto: Júnior Dantas

“Parabenizo o prefeito Dr. Furlan pela serieade e o comprometimento com a nossa capital. Tenho o acompanhado e percebo o zelo que ele tem com as demandas dos macapaenses e o fortalecimento da Educação tem se tornado a marca da atual gestão municipal”, ressaltou o vice-gorvernador Jaime Nunes.

A professora Siné Mendes compôs a mesa de honra, representando os demais servidores empossados. Em seu discurso ela relembrou toda a trajetória vivida pelo grupo de habilitados.

“Foram anos de luta até chegarmos aqui. Quero agradecer ao prefeito Dr. Furlan em nome de todos os servidores, pois durante nossa caminhada muitos tentaram nos diminuir e acabar com as nossas esperanças, mas nós percebemos que quando há interesse da gestão tudo pode ser revolvido. Nós iremos atuar para elevar os índices da Educação em Macapá”, afirmou a professora.

Educa Macapá
A solenidade também contou com a presença da secretária executiva do programa Educar Pra Valer (EPV), Márcia Campos, que presta assessoria para a tomada de decisões eficazes voltadas para a melhoria da Educação em Macapá. Por aqui o programa EPV recebe o nome de Educa Macapá e foi implementado em junho pela atual gestão.

“Em termos de leitura e escrita, nós temos uma realidade muito perversa em nosso país. No último diagnóstico a gente pôde verificar que 55% das crianças de oito anos estavam nas escolas sem saber ler ou escrever. Isso reforça a urgência em investir na Educação Básica e parabenizamos a gestão de Macapá por entender a importância dessa questão”, afirmou a executiva.

Homenagem
A cerimônia também contou com um momento de homenagem ao pequeno Yalisson Andrade, que morreu no último domingo (19), vítima de bala perdida. A criança era aluna do 4º ano da EMEF Gerson Trindade, localizada no bairro Coração, Km 9.

Em seu discurso, o secretário Edielson Silva se emocionou com a trágica interrupção da vida da criança e ofereceu um pé da árvore ipê amarelo para que seja plantado na escola e a memória do aluno nunca seja esquecida.

“Com o falecimento do nosso aluno no último domingo, perdemos um pedaço do nosso futuro. A dor dessa família também é a minha dor, pois como secretário de Educação me sinto professor de todas as crianças da rede municipal. Dessa forma quero dedicar em sua memória um ipê amarelo, afirmando que ele jamais será esquecido, pois a educação municipal sempre vai ter as crianças como sua principal importância”, disse o secretário.

A árvore foi entregue à professora Stephanie de Matos, de quem o pequeno Yalisson era aluno.

Agenda de lotação dos novos servidores
De modo a organizar a lotação dos novos servidores da Educação, para que sejam atendidos os protocolos sanitários, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estabeleceu um cronograma de atendimentos para a realização do processo de lotação funcional destes profissionais.

Os atendimentos para lotação dos servidores nas escolas do município serão realizados no dia 24 de setembro de 2021, na sala de reuniões do gabinete da Semed, localizada na Avenida Almirante Barroso, esquina com a Rua Hildemar Maia, S/N, Bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá, de acordo com o cronograma abaixo.

CONFIRA AQUI A AGENDA DE ATENDIMENTO