Educa Macapá: profissionais da educação recebem formação sobre novas práticas pedagógicas

O objetivo é capacitar gestores, coordenadores pedagógicos e professores das turmas do 3º ao 5º ano da rede municipal de ensino para o uso de metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá realiza desde o começo do mês de julho uma série de formações voltadas para os profissionais da educação municipal. Com capacitações on-line de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, a iniciativa se estenderá até novembro e pretende preparar os servidores para o novo momento no qual a rede municipal de ensino está inserida.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é a responsável pelas formações, que fazem parte do pacote de ações do programa Educa Macapá, implementado este ano pelo prefeito de Macapá para melhorar o desempenho dos estudantes na sala de aula.

(Foto: Lázaro Gaya)

Os encontros acontecerão de maneira alternada, dividindo os participantes por grupos. Os diretores escolares receberão os links de cada formação e devem mobilizar os profissionais para a participação das capacitações que possuem caráter obrigatório.

As videoconferências contarão com formadores locais e de fora do estado, disponibilizados através de cooperação técnica entre o programa macapaense e a Associação Bem Comum, do Ceará. Os temas escolhidos para os encontros serão diferentes para cada grupo e abrangem aspectos pedagógicos do cotidiano escolar.

A intenção é nortear todas as ações realizadas pelo corpo docente das escolas de Macapá com base em experiências de sucesso executadas na área da Educação da cidade de Sobral (CE).

“Nós temos a meta de tornar Macapá uma referência na área da Educação. Para isso, firmamos diversas parcerias, dentre elas a que possibilitou a criação do Educa Macapá, que traz para o município a experiência de quem já conseguiu avançar no campo educacional, com uma realidade parecida com a nossa”, reforçou o subsecretário de Planejamento e Gestão da Semed, Diego Santos.

Em 2005, Sobral obteve a nota 4.5 no Ideb em relação aos primeiros anos do ensino fundamental (que representam do 1º ao 5º ano de ensino). Em 2017, a nota do município saltou para 9.1 em relação aos mesmos anos de ensino. O resultado corresponde ao impressionante aumento de 4.6 pontos em apenas 12 anos.

A articuladora do programa Educa Macapá, Nádia Serique, ressalta que a intenção é gerar dentro de todas as escolas o sentimento de pertencimento à rede municipal de Educação, e que todos os estabelecimentos de ensino devem caminhar juntos.

“Essa é uma iniciativa que apresenta aos profissionais de Educação da rede um novo olhar sobre o fazer pedagógico. Por isso o engajamento de todos é de suma importância, para que todas as escolas executem ações em conjunto, com um único norte, que é o desenvolvimento dos estudantes”, finaliza.

Cronograma de formações para o mês de agosto

Data: 02 de agosto
Horário Grupo 1: 8h às 12h
Horário Grupo 2: 13h30 às 17h30
Público-alvo: Professores do 3º ano

Data: 03 e 04 de agosto
Horário Grupo 1: 8h às 12h
Horário Grupo 2: 13h30 às 17h30
Público-alvo: Professores do 4º ano

Data: 05 e 06 de agosto
Horário Grupo 1: 8h às 12h
Horário Grupo 2: 13h30 às 17h30
Público-alvo: Professores do 5º ano

Data: 11 de agosto
Horário: 14h30
Público-alvo: Formadores locais

Data: 23 e 24 de agosto
Horário: 14h
Público-alvo: Formação de superintendentes