Prefeito Clécio integra seminário sobre aspectos gerais da navegação na região da barra norte do rio Amazonas

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou nesta terça-feira, 23, da abertura do seminário sobre os aspectos gerais da navegação em lama fluida e sua aplicabilidade no arco lamoso da região da barra norte do rio Amazonas. O evento ocorreu no Sebrae e é uma realização da Marinha do Brasil, que contou com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, senador Randolfe Rodrigues e do comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior.

O seminário tratou do calado ou limitação de profundidade que um navio pode navegar e tem como propósito o aprofundamento de conhecimentos, visando a otimização da navegabilidade na região de Macapá, por meio de apresentações e debates com representantes da autoridade e comunidade marítima e da academia, abrangendo temas relativos ao aumento de calado com o aproveitamento do regime de marés; estudos maregráficos; levantamento hidrográficos; praticagem e utilização do fundo náutico; aspectos e estudos realizados sobre o Arco Lamoso; e o emprego de simuladores para verificação de navegação em lama fluida, dentre outros.

 

Almirante Ilques Barbosa falou sobre o investimento que a instituição já fez neste projeto na barra norte do rio Amazonas. “Em um encontro que tivemos em Brasília, o senador Davi solicitou que pensássemos em algo para que pudéssemos trazer a expertise de vários setores da nossa marinha, nossas atividades mercantis, e falo, sem sombra de dúvida, que a origem de todo esse seminário começou no Congresso, junto ao senador Davi. Já investimos cerca de R$ 10,5 milhões neste projeto. Continuaremos juntos para que esse projeto de desenvolva”, explicou.

 

Senador Davi disse estar realizando um sonho e que a Marinha deu um start para que esse projeto fosse possível. “O comandante Ilques é um defensor dessa pauta. As forças armadas é uma instituição forte e minha missão à frente do Senado Federal é falar também e defender as potencialidades do meu Amapá e colocá-lo como rota de prioridade logística. É uma decisão política nossa que veio no momento certo, para o mundo conhecer o potencial gigante do nosso estado”, frisou.

 

Clécio Luís enfatizou que é uma grande oportunidade para o Amapá o investimento que está sendo feito. “Considero fundamental para a navegação e economia de todo o país, e, principalmente, dos estados cujos portos compreendem o arco norte, onde o Amapá está incluso. Montar estratégias que melhorem o escoamento de produtos desta região, com potencial logístico portuário, são primordiais para melhorar nossa economia. O fenômeno da lama fluida será estudado e irá contribuir para o aumento do calado dos navios que navegam na região. Por essa nova possibilidade, todos estão de parabéns”, discorreu.

 

O evento contou com a presença do governador do Estado, Waldez Góes, procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Cei, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador João Lages, coordenador da bancada federal, deputado André Abdon, presidente da Companhia Docas de Santana, Glauco Cei, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Iraçu Colares; do professor doutor Eduardo Aoun Tannuri, da Universidade de São Paulo; Newton de Almeida Neto, comandante do 4º Distrito Naval; Sebastião Simões de Oliveira, capitão de Mar e Guerra e diretor do Centro de Hidrografia da Marinha; Murilo de Moraes Rêgo, presidente da Associação de Terminais Portuários Privados; professores doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Susana Beatriz Vizon e Sérgio Hamilton Sphaier; parlamentares estaduais e representantes dos diversos segmentos da comunidade marítima.

 

Assessoria de Comunicação/PMM

 

Fotos: Max Renê