Prefeito Clécio destaca apoio do Congresso Nacional às pautas municipalistas nas comemorações de 30 anos da FNP

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, destacou durante as comemorações de 30 anos da Frente Nacional de Prefeito (FNP) que a pauta municipalista é fundamental para o desenvolvimento do G100, grupo que congrega cidades com mais de 80 mil habitantes e alta vulnerabilidade socioeconômica e baixa renda per capita. O grupo teve espaço privilegiado na agenda de comemorações na última terça-feira, 26, em Brasília (DF), além de uma Sessão Solene em homenagem à data, no Plenário Ulysses Guimarães, na câmara. Governantes locais também participaram de uma reunião para dar encaminhamentos às pautas do grupo.

“O nosso grande objetivo é que o G100 não exista mais, que possamos ter um país igual. E isso só será possível a partir de um pacto federativo”, declarou o vice-presidente nacional do G100 da FNP, prefeito de Igarassu (PE), Mário Ricardo, durante a reunião do grupo.

 

Segundo Clécio Luís, vice-presidente de Transferências Voluntárias da FNP, o momento político é considerado favorável. “Entender as especificidades destas regiões e encontrar novas diretrizes que possam melhorar a qualidade de vida da população são prioridades. Temos que ter um olhar diferenciado para os municípios brasileiros que possuem um alto grau de dificuldade de gestão, por conta da baixa arrecadação da aglomeração populacional, como é o caso da nossa capital”, frisou.

 

O prefeito ressalta ainda que a capital macapaense está tendo diversos avanços. “Por meio das intervenções que o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, tem feito em favor dos municípios brasileiros, temos nos aproximado e colocado a pauta municipalista para ser debatida como nunca aconteceu na história do Congresso Nacional. Teremos a oportunidade de dar passos importantes, de avançar”.

                                                                               

A FNP congrega as maiores cidades brasileiras, atuando em 406 municípios, com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O senador Davi Alcolumbre foi um dos homenageados e disse que debater a pauta municipalista é defender os brasileiros. “A gente tem a consciência de que podemos avançar nas pautas, porque à frente da FNP tem homens públicos comprometidos”, ressaltou Davi.

 

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. A entidade tem como missão zelar pelo princípio constitucional da autonomia municipal, visando garantir a participação plena e imprescindível dos municípios no pacto federativo.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/PMM