Praça Pet de Macapá recebe transplante de árvores do projeto ‘Jardins da Cidade’

Meta é transplantar cerca de 500 espécies de árvores adultas nesse segundo semestre de 2022.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Praça Pet é um dos espaços que está recebendo transplantes de árvores | Foto: Arquivo/PMM

Após o transplante de sete árvores no canteiro da rua Roberto Ferreira, no bairro do Buritizal, na zona sul da cidade, o projeto “Jardins da Cidade”, da Prefeitura de Macapá, deu continuidade neste sábado (19), com dois plantios na Praça Pet.

Foram transplantadas duas árvores no espaço público, que além de tornar Macapá uma cidade mais bonita, fortalece a qualidade de vida dos moradores com o crescimento das sombras que a arborização permite.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a meta é transplantar cerca de 500 espécies de árvores adultas até o final do segundo semestre de 2022.

Transplante arbóreo
O identificador botânico, Jonas de Oliveira, trabalha com escavação, transporte e plantio de mudas. Ele explica que antes de decidir a remoção da árvore, é feita uma análise para saber que espécies são compatíveis com o solo e como elas podem se adaptar ao clima da cidade.

“Essas primeiras árvores nós marcamos um ponto no quilômetro 40, próximo à margem da estrada, em uma área de cerrado, pois elas são resistentes e se adaptam bem em solo aterrado, como desse canteiro”, conta, reforçando que o novo solo deve ser bem adubado, irrigado e fofo.


]