Por meio de parceria, Prefeitura de Macapá inicia projeto “Vamos Aprender” para transmissão de programas educativos pela televisão

Os estudantes da rede municipal de ensino de Macapá contarão, a partir do dia 24 de agosto, com mais uma ferramenta de ensino não presencial. Desta vez, com a transmissão de uma programação educativa diária exibida pela televisão, por meio do canal 57.2, da TV Assembleia, das 8h às 10h e das 14h às 16h. A implementação do projeto é parte das iniciativas da prefeitura do município para minimizar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial.

A iniciativa é resultado de uma parceria do Município com o projeto “Vamos Aprender”, que foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco. No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Com todas as áreas de conhecimento contempladas no conteúdo, que também ficará disponível pelo site https://vamosaprender.tv.br/catalago-de-programas.

“Essa parceria com a Fundação Lemann e a Assembleia Legislativa é mais uma das estratégias que a prefeitura vem buscando para minimizar os efeitos da pandemia na aprendizagem dos nossos alunos e assim conseguir alcançar o maior número de alunos, principalmente aqueles que têm dificuldade com o acesso à internet”, comenta a subsecretária de Educação, Francisca Antônia. 

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, destaca a importância de oferecer alternativas de ensino não presencial na pandemia. “É um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet. É importante que os alunos brasileiros continuem aprendendo e se desenvolvendo durante o isolamento social”, diz Mizne.

“Vamos aprender”

O projeto disponibiliza gratuitamente programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. O conteúdo oferecido conta com a parceria de várias instituições, como o Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

Serviço

Data: 24 a 28 de agosto

Canal: 57.2 – TV Assembleia

Horário: 8h às 10h / 14h às 16h

Site: https://vamosaprender.tv.br/catalago-de-programas

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação