Por meio de capacitação, Semsa visa melhorar ainda mais a qualidade das investigações de óbito

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta terça-feira, 27, a capacitação que trata sobre a investigação do óbito materno, infantil e fetal. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade das averiguações no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar. A qualificação é oferecida para técnicos da Estratégia Saúde da Família e Núcleos Epidemiológicos Hospitalares.

 

No curso, são abordados os problemas identificados pelas equipes na investigação dos óbitos, como a dificuldade de localização e fragilidade de informações. A facilitadora Terezinha Severino ressaltou aos participantes a importância da coleta de dados fidedignos no preenchimento das fichas.

 

Ela aponta que o planejamento e desenvolvimento das ações de saúde dependem também da análise dos reais fatores que influenciam na mortalidade. “A baixa qualidade das informações nas declarações de óbito e a subnotificação nos sistemas de informações dificultam essa avaliação. Por isso, acreditamos na formação dos profissionais”, disse Terezinha.

 

A capacitação se estende até quarta-feira, 28, no auditório da Escola Legislativa, na Av. Desidério Antônio Coelho, n° 299, bairro Santa Rita, das 8h às 12h.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa