População que precisa de serviços odontológicos pode contar com o atendimento 24h na UBS Perpétuo Socorro

Atendimentos de urgência e emergência fazem parte das 20 medidas do Programa Saúde para Todos

Por Etienice Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Pronto Atendimento Odontológico é uma das 20 medidas que fazem parte do programa Saúde Para Todos | Foto: Elisa Maciel/PMM

Transformando os sorrisos da população a qualquer momento do dia, as Unidades Básicas de Saúde de Macapá funcionam com atendimentos odontológicos 24h. O Pronto Atendimento Odontológico é uma das 20 medidas que fazem parte do programa Saúde Para Todos, maior plano de saúde já executado pelo município.

Dentre os serviços executados pelas UBS’s, estão os atendimentos de urgência e emergência, oferta exclusiva de prótese dentária, o atendimento direcionado a pessoas com necessidades especiais, profilaxia, raspagem, acesso de urgência, restauração e exodontia, além de cirurgias simples e complexas.

“Em 2023, atingimos uma marca histórica de mais de 123 mil atendimentos, chegando a 82% da cobertura odontológica em Macapá”, diz Patrick Alfaia, Coordenador Municipal de Saúde Bucal.

Tornar a saúde bucal ainda mais acessível faz parte das iniciativas da Prefeitura de Macapá para contribuir com o bem-estar da população macapaense desde a infância até a fase adulta. Desde o início da gestão, são desenvolvidas diversas ações voltadas àqueles que necessitam desses cuidados, como, por exemplo, na Ação de saúde bucal realizada nos abrigos Ciã Katuá e Marluza Araújo, onde mais de 50 crianças receberam atendimento odontológico em 2023.

Pensado para aqueles pacientes que não conseguem acessar o serviço no horário comercial, o Pronto Atendimento 24h na UBS Perpétuo Socorro se destaca pela intensa procura pelo serviço. A alta demanda de atendimentos odontológicos levou à necessidade de expandir o espaço, que inaugurou sua segunda sala destinada à saúde bucal.

“Hoje a gente dá início a uma nova fase nesses atendimentos, esse novo espaço vai nos ajudar a levar mais sorrisos aos rostos dos nossos pacientes, além de tornar possível ampliar ainda mais esse serviço”, Suely Baraúna, Diretora da UBS Perpétuo Socorro.

Para Beatriz Ataíde, estudante de 25 anos, a oferta do atendimento leva ainda mais qualidade de vida à população. “É muito tranquilizador ter a certeza de que, a qualquer momento que a gente precisar, é só vir aqui que vai receber o atendimento necessário”, diz a estudante.

Serviço:

UBS Perpétuo Socorro

  • Atendimento ambulatorial – Agendamento no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Atendimentos de urgência e emergência: 24h.

UBSs Marabaixo e Marcelo Cândia

  • Atendimento de urgência com turno estendido – das 19h às 1h.

As demais UBSs disponibilizam os atendimentos ambulatoriais em horário comercial, das 8h às 17h. Já os casos mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas do Município, localizado no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.