População prestigia aniversário de 69 anos do Mercado Central de Macapá

Ponto turístico da capital recebe evento com mais de 15h de programação.

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Programação celebra 69 anos do Mercado Central de Macapá| Foto: Cristiane Mareco/PMM

Comemorando 69 anos de tradição nesta terça-feira (13), o Mercado Central de Macapá recebe uma programação diversificada para trabalhadores e visitantes, com shows, exposições, feira de artesanato, de carros antigos e de fotografias históricas, além da gastronomia amapaense.

Após o corte do bolo e homenagens aos empreendedores, quem compareceu ao local pela tarde pôde aproveitar o espaço ao som de cantores regionais como Iassou Marinho, Nivito Guedes, Bebeto Nandes, Osmar Junior e Zé Miguel.

Inaugurado em 13 de setembro de 1953, o Mercado Central foi o primeiro grande prédio comercial da capital e se manteve como símbolo da cidade, sendo um dos principais pontos turísticos atualmente. Para quem trabalha nesse lugar histórico todos os dias, poder comemorar mais um ano de fundação é uma alegria. 

“A história da minha vida se mistura à do Mercado. Aqui, consigo o sustento da minha família, conquistei amigos de uma vida toda e me tornei respeitado pelo profissional que sou. Eu gosto de dividir o espaço com meus colegas de profissão”, diz o empreendedor Bernardo Barroso, 65 anos, que há 10 anos atua no local.

Entre os comerciantes, os relatos seguem a mesma linha de amor pelo ambiente que recebe pessoas de todos os cantos do mundo.

“Trabalho há cerca de 4 anos no espaço e aqui é um lugar acolhedor, gostoso, onde todas as pessoas são bem tratadas. Querendo ou não, o local se torna a extensão da nossa casa devido ao tempo que passamos no ambiente”, afirma a vendedora de bombons, Sol Pelaes.

Para a empreendedora Cícera Albuquerque, o Mercado permite a comercialização de produtos de forma qualificada e com excelência, além de proporcionar troca de experiências entre as pessoas. “É gratificante trabalhar em um lugar agradável e com grande rotatividade de pessoas como esse”, conta.

O evento também agradou visitantes como Tadeu Pelaes, que confirmou presença assim que soube das atrações. “Eu sou filho dessa terra e como amapaense não poderia ficar em casa nesse momento. Me sinto parte disso e o Mercado já foi palco de muitas histórias da minha vida”, afirma.

A programação de aniversário do Mercado Central segue até o fim desta terça-feira. A partir das 19h, haverá show com os grupos Pagodelas, Pegada do Gorila e os moreiras, além da apresentação do cantor nacional Dudu Nobre.